Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Entenda como funciona o sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro, usado por Israel
Publicado 14/06/2025 • 11:42 | Atualizado há 8 meses
Índia e União Europeia fecham acordo de livre-comércio “histórico”, diz primeiro-ministro Modi
Vendas trimestrais da Boeing saltam 57% e CEO diz que há ‘muito para estar otimista’
Tencent mira expansão de nuvem no Oriente Médio em meio ao boom de investimentos em IA
Por que a chinesa Anta Sports aposta US$ 1,8 bilhão na Puma em meio à reestruturação da marca
American Airlines projeta crescimento de receita para 2026 e frustra estimativas de lucro no quarto trimestre
Publicado 14/06/2025 • 11:42 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
O sistema de defesa aérea israelense Iron Dome dispara para interceptar mísseis sobre Tel Aviv, Israel, nesta sexta-feira, 13 de junho de 2025. O governo do Irã estaria revidando ataque promovido por Israel.
LEO CORREA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O sistema de defesa antimísseis Iron Dome, ou “Kippat Barzel” em hebraico, é amplamente considerado uma das ferramentas mais importantes no arsenal defensivo de Israel.
Projetado para proteger cidadãos israelenses de ataques aéreos por meio do lançamento de mísseis guiados para interceptar foguetes e outras ameaças de curto alcance, o sistema móvel de defesa para qualquer clima está totalmente operacional desde março de 2011.
O Ministério da Defesa de Israel diz que o sistema foi atualizado diversas vezes e “evitou com sucesso que inúmeros foguetes atingissem comunidades israelenses”.
O Domo de Ferro foi desenvolvido em Israel pela estatal Rafael Advanced Defense Systems com apoio dos EUA — e Washington continua a fornecer financiamento para ele.
As Forças de Defesa de Israel dizem que o Domo de Ferro é uma compilação de várias características: a tecnologia em si, o maquinário usado para interceptar foguetes, os soldados que operam o sistema e os comandantes que supervisionam a rede.
Na prática, o Iron Dome usa radar para rastrear foguetes que se aproximam e determina se a trajetória do míssil ameaça uma área protegida, como um local estrategicamente importante ou um centro populacional.
Se o foguete representar uma ameaça, um centro de comando e controle responde lançando seu próprio míssil Tamir para interceptá-lo.
No entanto, o sistema não está configurado para disparar fora de uma área protegida, e foguetes que não colocam pessoas ou edifícios em perigo são normalmente ignorados e autorizados a pousar.
Um relatório de 2023 do Serviço de Pesquisa do Congresso descreveu o Iron Dome como um sistema móvel antifogo, antimorteiro e antiartilharia que pode interceptar lançamentos a uma distância de 4 a 69 quilômetros.
Estima-se que haja pelo menos 10 baterias implantadas em todo o país, cada uma projetada para defender uma área povoada de 150 quilômetros quadrados. Cada bateria é equipada com três a quatro lançadores, cada um contendo até 20 interceptadores Tamir.
O Centro de Estudos Internacionais Estratégicos, um centro de estudos dos EUA, estimou que uma única bateria Iron Dome custa mais de US$ 100 milhões para ser produzida.
Desde 2011, os Estados Unidos forneceram bilhões de dólares a Israel para baterias do Iron Dome, interceptores, custos de coprodução e manutenção geral desde que ele se tornou operacional.
Grande parte desse dinheiro foi apropriado pelo Congresso, onde maiorias bipartidárias têm votado consistentemente a favor do financiamento do Domo de Ferro de Israel.
No entanto, o Domo de Ferro tem suas fraquezas.
Analistas alertaram que o sistema de defesa pode encontrar desafios ao responder a disparos intensos de foguetes.
O Centro de Análise de Política Europeia, um think tank dos EUA, disse em junho de 2021 que o sistema era potencialmente vulnerável a um ataque de “saturação”, projetado para sobrecarregar o escudo do Domo de Ferro com ataques simultâneos de mísseis de várias direções.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Sob pressão, Raízen busca alternativas para reduzir a dívida
3
Brasil 2030: Anvisa aposta em inteligência artificial para acelerar registros e reduzir filas
4
Ibovespa B3 sobe 12% e bate recorde atrás de recorde em 2026
5
“O fim de um ciclo”: fundadores da Growth Supplements comentam saída