Presidente Donald Trump durante anúncio de tarifas em 2 de abril de 2025.

CNBC Americanos têm flashbacks de 2008, enquanto tarifas aumentam temores de recessão

Mundo

Conclave para eleição do novo papa começa em 7 de maio, diz Vaticano

Publicado 28/04/2025 • 08:16 | Atualizado há 4 horas

Redação Times Brasil

Foto de arquivo: Cardeais entram na Capela Sistina antes do conclave em março de 2013.

Vatican News

O conclave para a eleição do novo papa será iniciado no dia 7 de maio, segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé divulgada nesta segunda-feira (28). A decisão foi tomada pelos cardeais presentes em Roma, durante a quinta Congregação Geral, realizada nesta manhã no Vaticano.

A votação terá início após o término da Novendiales, o período de luto de nove dias pela morte do Papa Francisco, que começou no sábado, logo após seu sepultamento.

O evento ocorrerá na Capela Sistina, que ficará fechada para visitação durante o período do conclave. Segundo o Vatican News, o processo eleitoral, regido por normas rigorosas, será antecedido por uma Missa Votiva Pro Eligendo Papa, celebrada com a presença dos cardeais eleitores.

O que acontece durante o conclave?

Após a Missa, os cardeais eleitores seguirão em uma procissão solene até a Capela Sistina, onde o conclave será oficialmente iniciado. Dentro da capela, os cardeais prestam o juramento, comprometendo-se a cumprir fielmente a missão de pastor da Igreja Católica, caso sejam eleitos, e a manter absoluto sigilo sobre tudo o que ocorre durante o processo eleitoral.

Em seguida, o Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias proclama extra omnes, ordenando que todas as pessoas fora do conclave se retirem da Capela Sistina. Apenas o Mestre e o eclesiástico designado para a meditação permanecem.

Após a meditação, tanto o eclesiástico quanto o Mestre deixam a capela, e os cardeais eleitores rezam conforme o rito estabelecido. O Decano do Colégio dos Cardeais pergunta então aos eleitores se estão prontos para iniciar a votação ou se necessitam de algum esclarecimento.

Processo de eleição

O processo eleitoral ocorre exclusivamente na Capela Sistina, que permanece selada até a eleição ser concluída. Durante esse período, os cardeais eleitores devem se abster de qualquer comunicação externa, incluindo telefonemas ou mensagens, exceto em casos de extrema urgência. Eles também não podem ler jornais, revistas, nem acompanhar transmissões de rádio ou televisão.

Para que um novo papa seja validamente eleito, é necessário que a maioria de dois terços dos cardeais eleitores vote a favor de um candidato. Caso não haja consenso após três dias de votações inconclusivas, é permitido um intervalo de até um dia para oração e discussões entre os cardeais.

Após a conclusão da votação, os papéis são queimados. Caso a eleição não tenha resultado em um consenso, a fumaça negra sairá da chaminé da Capela Sistina. Se um novo Papa for eleito, a fumaça branca será visível, anunciando a escolha.

Com a eleição do novo Papa, o Decano do Colégio dos Cardeais pergunta ao eleito se aceita a sua eleição canônica como Pontífice Supremo. Após a confirmação da aceitação, o eleito escolhe seu nome papal. A partir desse momento, o novo papa assume autoridade suprema sobre a Igreja Católica, e o conclave é oficialmente encerrado.

O novo Pontífice é então apresentado ao público pelo Cardeal Proto-Diácono, que proclama o tradicional “Habemus Papam” (“Temos Papa”). Em seguida, o Papa recém-eleito concede a Bênção Apostólica Urbi et Orbi da loggia da Basílica de São Pedro.

Após a cerimônia de posse, o novo papa tomará formalmente posse da Basílica Patriarcal de São João de Latrão.

(Com informações do Vatican News)

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo