CNBC

CNBCOpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA

Mundo

Coreia do Norte chama ataques de Israel ao Irã de ‘ato ilegal’ e ‘crime contra a humanidade’

Publicado 18/06/2025 • 21:41 | Atualizado há 3 meses

AFP

KEY POINTS

  • A Coreia do Norte condenou veementemente os ataques de Israel contra o Irã, classificando-os como “crime contra a humanidade” e advertiu Estados Unidos e potências europeias a não “colocarem lenha na fogueira da guerra”.
  • O governo norte‑coreano alertou que o que chama de “terrorismo patrocinado pelo Estado de Israel” eleva o risco de um conflito total no Oriente Médio e criticou duramente o assassinato de civis, reforçando seu repúdio em declaração da KCNA.
  • Na última semana, a comunidade internacional se manifestou sobre o assunto: a França reiterou o direito de Israel de se proteger, a China manifestou “profunda preocupação” e atacou Trump por incentivar hostilidades, e no Brasil embaixadores de Israel e Irã trocaram acusações em comunicados oficiais.
coreia norte cupula dourada

Imagem mostra o Líder Supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-Un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, não vê com bons olhos a intenção dos EUA de criar um escudo antimísseis referido por Donald Trump como "Cúpula Dourada" (Imagem: Kremlin.ru/Reprodução)

Na quinta-feira (19), a Coreia do Norte criticou duramente os ataques de Israel que intensificaram o conflito com o Irã, alertando os Estados Unidos e as potências europeias para não “colocarem lenha na fogueira da guerra”, segundo um porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

“A República Popular Democrática da Coreia expressa séria preocupação com o ataque militar de Israel e o condena de forma veemente”, afirmou o porta-voz em uma declaração divulgada pela agência de notícias estatal KCNA, acrescentando que o assassinato de civis por Israel foi “um crime contra a humanidade imperdoável”.

Leia também

Acompanhe em tempo real a cobertura do conflito entre Israel e Irã

Putin diz que é possível um acordo que agrade tanto Israel quanto Irã

Aeronaves furtivas e bombas de mais de 13 toneladas: por que destruir o programa nuclear do Irã é tão difícil

Ataques aumentam tensão no Oriente Médio

“O ato ilegal de terrorismo patrocinado pelo Estado de Israel está aumentando o risco de uma nova guerra total na região do Oriente Médio”, continua a declaração do porta-voz.

As tensões no Oriente Médio têm escalado desde Israel lançou o primeiro ataque contra o Irã, no último dia 12. De lá até aqui, entre ataques políticos e bélicos de ambos os lados, a comunidade internacional vem se posicionando contra o conflito aberto, mas alguns assumiram lados mais específicos.

A França, por exemplo, reiterou mais de uma vez o “direito de Israel de se proteger”, indicando que poderia até participar do conflito de forma mais direta, no que chamou de “esforços de proteção”.

A China, por sua vez, chegou a sinalizar “profunda preocupação” com o conflito, ao mesmo tempo em que criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, acusando-o de incentivar ainda mais as hostilidades quando ele sugeriu que as pessoas “evacuassem Teerã imediatamente”.

Até no Brasil, a situação não passou despercebida: embaixadores de Israel e do Irã no país trocaram acusações em comunicados oficiais.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;