CNBC
Imagem de painéis solares - Energia Solar

CNBCExecutivos do setor solar alertam que ataque de Trump às renováveis pode causar crise energética e disparar preço da luz

Mundo

De Nova York à Cidade do Cabo: GenZ escolhe as 10 melhores cidades para morar

Publicado 25/08/2025 • 07:00 | Atualizado há 16 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Em agosto, a Time Out divulgou seu ranking anual das melhores cidades do mundo, que inclui as melhores em gastronomia, cultura e vida noturna.
  • Pelo primeiro ano, a Time Out incluiu as 10 melhores cidades para a Geração Z viver, de acordo com a publicação.
  • A pesquisa, com mais de 18.500 pessoas de todo o mundo e de todas as faixas etárias, foi filtrada para coletar as respostas de pessoas nascidas entre 1997 e 2012 e classificar as melhores cidades para a Geração Z viver.
Cidade de Bangkok na Tailândia

Cidade de Bangkok na Tailândia

Imagem de topntp26 no Freepik

A edição de agosto da revista Time Out divulgou seu tradicional ranking anual das melhores cidades do mundo, que avalia gastronomia, cultura e vida noturna. Pela primeira vez, a publicação também apresentou uma lista das 10 melhores cidades para a Geração Z viver.

A pesquisa contou com a participação de mais de 18,5 mil pessoas em todo o mundo, de diferentes faixas etárias. Para o ranking dedicado à Geração Z — pessoas nascidas entre 1997 e 2012 —, as respostas foram filtradas e classificadas de acordo com critérios como gastronomia, vida noturna, cultura, preços acessíveis, felicidade, qualidade de vida e clima geral da cidade.

“O fato de nossos leitores terem avaliado essas cidades tão bem ao redor do mundo é realmente empolgante”, afirmou Rossilynne Culgan, editora de Things to Do da Time Out Nova York, em entrevista ao CNBC Make It. “Saber que existem esses lugares que os leitores realmente amam e pelos quais sentem muita paixão é empolgante. Isso cria um roteiro de lugares para adicionar à sua própria lista de desejos para visitar.”

Das 10 cidades mais bem classificadas, os Estados Unidos tiveram apenas uma: Nova York.

Leia mais
Fórmula 1: modalidade cresce com força entre mulheres e Geração Z
Pequim quer mais bebês — as empresas estão preparadas para pais da geração Z?

Entre os destaques, a Big Apple apareceu em 4º lugar. Nova York recebeu boas avaliações em acessibilidade a pé, vida noturna, gastronomia, opções de restaurantes e cultura — incluindo arte, música ao vivo, apresentações e shows. No entanto, apenas 46% dos entrevistados da Geração Z disseram considerar a cidade acessível financeiramente para se viver.

“Acho que Nova York precisa continuar fazendo o que está fazendo. É um lugar muito empolgante para se viver, de acordo com a Geração Z, e concordo plenamente com eles. Poder estar em um lugar onde você tem essa empolgação, onde você tem cultura e a qualquer hora do dia você pode sair e encontrar algo divertido para fazer é realmente especial e, na minha opinião, único para Nova York”, completou Culgan.

As 10 melhores cidades para a Geração Z, segundo a Geração Z

  1. Bangkok, Tailândia
  2. Melbourne, Austrália
  3. Cidade do Cabo, África do Sul
  4. Nova York, Estados Unidos
  5. Copenhague, Dinamarca
  6. Barcelona, ​​Espanha
  7. Edimburgo, Reino Unido
  8. Cidade do México, México
  9. Londres, Reino Unido
  10. Xangai, China

No topo do ranking ficou Bangkok, na Tailândia, impulsionada principalmente pelas notas em felicidade: 84% da Geração Z afirmam estar felizes morando lá e 71% destacam o bom custo-benefício. O custo mensal estimado para uma pessoa solteira é de 20.141 bahts tailandeses (cerca de US$ 617), sem incluir aluguel, segundo a plataforma Numbeo.

O país também se destaca pela diferença em relação aos Estados Unidos: o custo de vida na Tailândia é 45,9% menor, enquanto o aluguel é 68,8% mais barato.

Na segunda posição aparece Melbourne, na Austrália, classificada pela revista como a “capital cultural” do país. Para 77% da Geração Z, a cidade é diversa e inclusiva, enquanto 96% apontam alta qualidade de vida e 91% a descrevem como “boa” ou “incrível”.

O custo mensal para uma pessoa solteira em Melbourne é de 1.703 dólares australianos (cerca de US$ 1.094), segundo a Numbeo. Apesar disso, viver lá ainda é mais acessível do que em Nova York: o custo de vida é 32,9% mais baixo (sem contar aluguel), e os alugueis são em média 61,3% menores.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo