CNBC

CNBCTrump ataca líderes e aliados em Davos: veja quem entrou na mira

Mundo

Detenção de criança de 5 anos em operação policial gera revolta em Minnesota, nos EUA

Publicado 23/01/2026 • 15:44 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Agentes do ICE detiveram na última terça-feira (20) Liam Conejo Ramos, uma criança de cinco anos que chegava em casa da pré-escola e a usaram como "isca" para prender o pai imigrante, Adrian Alexander Conejo Arias, do Equador.
  • Em discurso realizado em Minneapolis na quinta-feira (22), o vice-presidente americano, JD Vance, defendeu as ações dos agentes e confirmou que Liam está entre os detidos, mas explicou que os policiais tentaram protegê-lo depois que seu pai "fugiu" de uma operação.
  • O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou o governo federal por tratar crianças "como criminosos".

Christian Zander / NurPhoto

Agentes do ICE isolam a área no sul de Minneapolis, Estados Unidos, em 7 de janeiro de 2026.

A detenção de um menino de cinco anos durante uma operação contra imigrantes em Minneapolis gerou revolta na cidade americana. Milhares de militares do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) estão destacados em Minneapolis como parte da campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a imigração irregular.

Em discurso realizado em Minneapolis na quinta-feira (22), o vice-presidente americano, JD Vance, defendeu as ações dos agentes e confirmou que Liam Conejo Ramos está entre os detidos, mas explicou que os policiais tentaram protegê-lo depois que seu pai “fugiu” de uma operação: “O que acham que deveria acontecer? Deveriam deixar um menino de cinco anos morrendo de frio?”.

Vários políticos do Partido Democrata criticaram a ação. O congressista democrata Joaquín Castro rejeitou a explicação de Vance e qualificou as autoridades de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês) como “mentirosos compulsivos”. Ele acrescentou que sua equipe não conseguiu localizar o menor, que, segundo relatos, foi levado junto com o pai para um centro de detenção em San Antonio, Texas.

A ex-vice-presidente Kamala Harris também rejeitou a captura: “Liam Ramos é apenas uma criança. Deveria estar em casa com sua família, não sendo usado como isca pelo ICE e mantido em um centro de detenção no Texas“, escreveu no X. Harris publicou uma foto do menino com um gorro azul de coelho enquanto alguém parece segurá-lo pela mochila.

Leia mais:
Operação do ICE chega ao Maine e acende alerta sobre nova onda de deportações nos EUA
Podcaster apoiador de Trump compara ICE à polícia nazista Gestapo

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou o governo federal por tratar crianças “como criminosos”. Convocações para um ato contra o ICE circulam nas redes sociais, e é esperada uma manifestação no centro de Minneapolis nesta sexta-feira (23).

O advogado Marc Prokosch afirmou que o menino e seu pai cumpriram os procedimentos legais ao solicitar asilo em Minneapolis, uma cidade santuário na qual a polícia não coopera com as operações migratórias federais. Vance afirmou que “a falta de cooperação” dificulta os esforços do ICE e aumenta as tensões.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, expressou nesta sexta-feira a sua preocupação diante dos “abusos rotineiros” das autoridades americanas contra imigrantes e refugiados, e instou a “encerrar práticas que estão destruindo famílias”.

Minneapolis é palco de protestos cada vez mais tensos desde que uma mulher foi morta por um agente do ICE em 7 de janeiro durante uma operação anti-imigração. O agente que atirou, Jonathan Ross, não foi suspenso nem acusado de qualquer crime. Trump e seus funcionários defenderam rapidamente suas ações como legítima defesa.

Entenda o caso

Agentes do ICE detiveram na última terça-feira (20) a criança de cinco anos que chegava em casa da pré-escola e a usaram como “isca” para prender o pai imigrante, Adrian Alexander Conejo Arias, do Equador. O menino estava na garagem da família quando foi abordado, segundo a superintendente das Escolas Públicas de Columbia Heights, Zena Stenvik.

Em entrevista coletiva na quarta-feira (21), Zena contou que os agentes pediram para o menino bater na porta de casa para ver se havia mais alguém dentro da residência.

A família, que vive nos EUA desde 2024, possui um processo de asilo em curso. Apesar disso, pai e filho foram levados para uma prisão de imigração em Dilley, no Texas. Este é o quarto aluno da cidade a ser detido nas últimas semanas — casos que incluem estudantes de 10 e 17 anos. A porta-voz do DHS, Tricia McLaughlin, negou que a criança fosse o alvo, alegando que o pai “fugiu abandonando o filho”.

Relatos de advogados que visitaram o centro de Dilley indicam condições precárias, com superlotação e crianças doentes ou desnutridas. Enquanto isso, Donald Trump utilizou a rede Truth Socialpara classificar alvos das operações em Minnesota como “animais violentos”, pedindo que o ICE divulgue nomes e rostos dos capturados para angariar apoio popular às deportações em massa.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;