Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Detenção de criança de 5 anos em operação policial gera revolta em Minnesota, nos EUA
Publicado 23/01/2026 • 15:44 | Atualizado há 2 horas
Trump ataca líderes e aliados em Davos: veja quem entrou na mira
Xiaomi anuncia recompra bilionária de ações em meio à pressão de concorrência e custos
TikTok anuncia joint venture para driblar restrições e continuar operando nos EUA
Ações do grupo Adani despencam após SEC dos EUA buscar interrogar fundador sobre acusações de fraude
CEO da Nvidia diz que boom da IA deve gerar salários de seis dígitos na indústria de chips
Publicado 23/01/2026 • 15:44 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Christian Zander / NurPhoto
Agentes do ICE isolam a área no sul de Minneapolis, Estados Unidos, em 7 de janeiro de 2026.
A detenção de um menino de cinco anos durante uma operação contra imigrantes em Minneapolis gerou revolta na cidade americana. Milhares de militares do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) estão destacados em Minneapolis como parte da campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a imigração irregular.
Em discurso realizado em Minneapolis na quinta-feira (22), o vice-presidente americano, JD Vance, defendeu as ações dos agentes e confirmou que Liam Conejo Ramos está entre os detidos, mas explicou que os policiais tentaram protegê-lo depois que seu pai “fugiu” de uma operação: “O que acham que deveria acontecer? Deveriam deixar um menino de cinco anos morrendo de frio?”.
Vários políticos do Partido Democrata criticaram a ação. O congressista democrata Joaquín Castro rejeitou a explicação de Vance e qualificou as autoridades de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês) como “mentirosos compulsivos”. Ele acrescentou que sua equipe não conseguiu localizar o menor, que, segundo relatos, foi levado junto com o pai para um centro de detenção em San Antonio, Texas.
A ex-vice-presidente Kamala Harris também rejeitou a captura: “Liam Ramos é apenas uma criança. Deveria estar em casa com sua família, não sendo usado como isca pelo ICE e mantido em um centro de detenção no Texas“, escreveu no X. Harris publicou uma foto do menino com um gorro azul de coelho enquanto alguém parece segurá-lo pela mochila.
Leia mais:
Operação do ICE chega ao Maine e acende alerta sobre nova onda de deportações nos EUA
Podcaster apoiador de Trump compara ICE à polícia nazista Gestapo
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou o governo federal por tratar crianças “como criminosos”. Convocações para um ato contra o ICE circulam nas redes sociais, e é esperada uma manifestação no centro de Minneapolis nesta sexta-feira (23).
O advogado Marc Prokosch afirmou que o menino e seu pai cumpriram os procedimentos legais ao solicitar asilo em Minneapolis, uma cidade santuário na qual a polícia não coopera com as operações migratórias federais. Vance afirmou que “a falta de cooperação” dificulta os esforços do ICE e aumenta as tensões.
O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, expressou nesta sexta-feira a sua preocupação diante dos “abusos rotineiros” das autoridades americanas contra imigrantes e refugiados, e instou a “encerrar práticas que estão destruindo famílias”.
Minneapolis é palco de protestos cada vez mais tensos desde que uma mulher foi morta por um agente do ICE em 7 de janeiro durante uma operação anti-imigração. O agente que atirou, Jonathan Ross, não foi suspenso nem acusado de qualquer crime. Trump e seus funcionários defenderam rapidamente suas ações como legítima defesa.
Agentes do ICE detiveram na última terça-feira (20) a criança de cinco anos que chegava em casa da pré-escola e a usaram como “isca” para prender o pai imigrante, Adrian Alexander Conejo Arias, do Equador. O menino estava na garagem da família quando foi abordado, segundo a superintendente das Escolas Públicas de Columbia Heights, Zena Stenvik.
Em entrevista coletiva na quarta-feira (21), Zena contou que os agentes pediram para o menino bater na porta de casa para ver se havia mais alguém dentro da residência.
A família, que vive nos EUA desde 2024, possui um processo de asilo em curso. Apesar disso, pai e filho foram levados para uma prisão de imigração em Dilley, no Texas. Este é o quarto aluno da cidade a ser detido nas últimas semanas — casos que incluem estudantes de 10 e 17 anos. A porta-voz do DHS, Tricia McLaughlin, negou que a criança fosse o alvo, alegando que o pai “fugiu abandonando o filho”.
Relatos de advogados que visitaram o centro de Dilley indicam condições precárias, com superlotação e crianças doentes ou desnutridas. Enquanto isso, Donald Trump utilizou a rede Truth Socialpara classificar alvos das operações em Minnesota como “animais violentos”, pedindo que o ICE divulgue nomes e rostos dos capturados para angariar apoio popular às deportações em massa.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Will Bank: veja como pedir ressarcimento do FGC, após liquidação extrajudicial
2
Sicoob paga R$ 2,6 bilhões em Juros ao Capital aos cooperados em 2025
3
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
4
Flamengo é o único brasileiro em ranking dos times mais ricos do mundo; veja lista
5
Will Bank: investidores vão receber o dinheiro após a liquidação? Entenda como funciona o FGC