Divisão de TV cabo e digital da Comcast será chamada de Versant
Publicado 07/05/2025 • 07:55 | Atualizado há 14 horas
Disney anuncia parque temático e resort em Abu Dhabi
Disney supera estimativas com avanço inesperado no streaming
Divisão de TV cabo e digital da Comcast será chamada de Versant
Ações da Novo Nordisk sobem após empresa prever queda nas vendas de versões genéricas do Wegovy
Por que os mercados indianos não se intimidam com os ataques contra o Paquistão
Publicado 07/05/2025 • 07:55 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
Marca da nova SpinCo, da NBCUniversal, que separou da Comcast as operações de cabo e digital.
Cortesia da Versant
A cisão da maior parte do seu portfólio de rede a cabo Comcast, pertencente à NBCUniversal, será chamada de Versant, disse a empresa na terça-feira (7), encerrando um processo de meses para selecionar um novo nome corporativo.
A nova empresa escolheu Versant (pronuncia-se como a raiz da palavra “conversant”) para enfatizar sua versatilidade e sua familiaridade com múltiplos assuntos, segundo o CEO Mark Lazarus, que falou em uma entrevista.
A Versant, que se chamava SpinCo até a escolha de um nome definitivo, será dona de redes de TV a cabo como USA, CNBC, MSNBC, Oxygen, E!, SYFY e Golf Channel. Também abrigará os ativos digitais Fandango, Rotten Tomatoes, GolfNow, GolfPass e SportsEngine.
O restante do portfólio NBCUniversal da Comcast, incluindo a rede de transmissão, o serviço de streaming Peacock, a Universal Studios, os parques temáticos e a Bravo, permanecerá com a Comcast.
O novo nome não foi criado para ser direcionado ao consumidor. Lazarus disse que quer que a Versant seja vista como uma casa de marcas, com cada ativo interagindo com os usuários, e não com a entidade controladora corporativa.
“Vamos nos concentrar nas marcas individuais que temos, não no nome corporativo”, disse Lazarus. “Este é o nome de uma holding. Será usado para fins de B2B.”
A Versant está a caminho de ser desmembrada da Comcast antes do final de 2025, confirmou Lazarus. Os ativos da nova empresa geraram cerca de US$ 7 bilhões em receita no ano passado.
A ênfase da empresa na versatilidade é notável, dado o ecossistema de mídia em rápida transformação. A Lazarus precisará construir uma narrativa de crescimento em Wall Street para os investidores assim que a empresa começar a ser negociada em bolsa. Isso incluirá a realização de aquisições para fortalecer a essência da empresa. Algumas dessas transações podem ir além das operações puramente de mídia, disse ele.
Lazarus citou a aquisição da GolfNow pela Golf Channel, uma empresa de reservas de horários de saída, como um exemplo de como as marcas podem ir além da TV linear e do streaming para construir negócios lucrativos.
“A maioria das pessoas nem sabe que a GolfNow faz parte da nossa empresa”, disse Lazarus. “Não seremos apenas uma coleção de ativos de mídia linear e digital.”
Para uma marca como a CNBC, isso pode incluir a aquisição de plataformas de finanças pessoais ou fintech, disse Lazarus. Para a MSNBC, Lazarus disse que já teve algumas conversas preliminares sobre a possibilidade de comprar podcasts voltados para os democratas. Ele observou que, se a nova empresa fizesse tal aquisição, o plano não seria colocar essa programação no ar para a MSNBC, mas sim operá-la como uma unidade de negócios separada, usando a rede a cabo como um canal de marketing.
A Versant não lançará seu próprio serviço de streaming, disse Lazarus. Em vez disso, dependerá das marcas para desenvolver suas próprias estratégias digitais.
Cerca de 20% da receita da empresa já é digital, disse Lazarus. A Versant também deve retornar dinheiro aos acionistas por meio de dividendos, informou a CNBC em novembro.
Uma estratégia que a empresa provavelmente não adotará é adquirir um grupo de redes de TV a cabo.
Lazarus disse ter pouco interesse em acumular mais dívidas atreladas a ativos de baixo crescimento. Se uma emissora de TV a cabo também tivesse negócios associados com melhores perspectivas de crescimento, isso poderia ser mais atraente caso a caso, disse ele.
Também é improvável que a Versant adquira grupos de emissoras de TV no atual ambiente regulatório, disse Lazarus. O presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Brendan Carr, disse a Sara Eisen, da CNBC, na segunda-feira, que as empresas nacionais de mídia, incluindo a NBC, estão “exercendo cada vez mais controle” sobre as emissoras de TV locais, o que, segundo ele, não é “bom para o país”.
A Comcast contou com funcionários de marketing de cada uma das marcas da SpinCo para decidir o nome.
As reuniões começaram no final de dezembro, de acordo com pessoas familiarizadas com o processo. Após algumas semanas, a empresa tinha mais de 1.000 nomes em potencial. Os funcionários foram orientados a se concentrar em nomes que lembrassem Nova York, TV a cabo ou referências passageiras ao Rockefeller Center, 30, sede da NBCUniversal, disseram as pessoas.
Os nomes foram então filtrados em busca de questões legais e de violação de marca registrada, além de outros problemas potenciais, como a definição de uma palavra em vários idiomas. A Comcast também contratou três agências de marketing para gerar nomes e selecionar a lista.
Os advogados analisaram apenas 43 dos nomes iniciais, disse Lazarus. Essa lista foi reduzida para cerca de uma dúzia de finalistas, que foram então apresentados ao comitê decisório.
Lazarus e sua equipe de marketing escolheram Versant nas últimas semanas. A palavra significa “uma região de terra inclinada em uma direção-geral”, de acordo com algumas referências.
Lazarus brincou que uma ladeira íngreme o lembrava de “uma alta no preço das ações”.
Divulgação: A Comcast é a controladora da NBCUniversal, dona da CNBC. A Versant se tornaria a nova controladora da CNBC com a cisão proposta.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.