Uma representação do novo parque temático da Disney na Ilha Yas, em Abu Dhabi.

CNBC Disney anuncia parque temático e resort em Abu Dhabi

Mundo

Divisão de TV cabo e digital da Comcast será chamada de Versant

Publicado 07/05/2025 • 07:55 | Atualizado há 14 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Comcast está desmembrando a maior parte de seu portfólio de redes a cabo NBCUniversal, incluindo USA, MSNBC e CNBC.
  • A empresa escolheu o nome Versant, que não tinha a intenção de ser voltado para o consumidor, para enfatizar seu papel como uma casa de marcas.
  • A Versant promoverá uma narrativa de crescimento para os investidores por meio de propriedades digitais e aquisições estratégicas que vão além da mídia pura.
Marca da nova SpinCo, da NBCUniversal, que separou da Comcast as operações de cabo e digital.

Marca da nova SpinCo, da NBCUniversal, que separou da Comcast as operações de cabo e digital.

Cortesia da Versant

A cisão da maior parte do seu portfólio de rede a cabo Comcast, pertencente à NBCUniversal, será chamada de Versant, disse a empresa na terça-feira (7), encerrando um processo de meses para selecionar um novo nome corporativo.

A nova empresa escolheu Versant (pronuncia-se como a raiz da palavra “conversant”) para enfatizar sua versatilidade e sua familiaridade com múltiplos assuntos, segundo o CEO Mark Lazarus, que falou em uma entrevista.

A Versant, que se chamava SpinCo até a escolha de um nome definitivo, será dona de redes de TV a cabo como USA, CNBC, MSNBC, Oxygen, E!, SYFY e Golf Channel. Também abrigará os ativos digitais Fandango, Rotten Tomatoes, GolfNow, GolfPass e SportsEngine.

O restante do portfólio NBCUniversal da Comcast, incluindo a rede de transmissão, o serviço de streaming Peacock, a Universal Studios, os parques temáticos e a Bravo, permanecerá com a Comcast.

O novo nome não foi criado para ser direcionado ao consumidor. Lazarus disse que quer que a Versant seja vista como uma casa de marcas, com cada ativo interagindo com os usuários, e não com a entidade controladora corporativa.

Marca da nova SpinCo, que separou da Comcast as operações de cabo e digital.
Marca da nova SpinCo, da NBCUniversal, que separou da Comcast as operações de cabo e digital. | Cortesia da Versant

“Vamos nos concentrar nas marcas individuais que temos, não no nome corporativo”, disse Lazarus. “Este é o nome de uma holding. Será usado para fins de B2B.”

A Versant está a caminho de ser desmembrada da Comcast antes do final de 2025, confirmou Lazarus. Os ativos da nova empresa geraram cerca de US$ 7 bilhões em receita no ano passado.

A ênfase da empresa na versatilidade é notável, dado o ecossistema de mídia em rápida transformação. A Lazarus precisará construir uma narrativa de crescimento em Wall Street para os investidores assim que a empresa começar a ser negociada em bolsa. Isso incluirá a realização de aquisições para fortalecer a essência da empresa. Algumas dessas transações podem ir além das operações puramente de mídia, disse ele.

Lazarus citou a aquisição da GolfNow pela Golf Channel, uma empresa de reservas de horários de saída, como um exemplo de como as marcas podem ir além da TV linear e do streaming para construir negócios lucrativos.

“A maioria das pessoas nem sabe que a GolfNow faz parte da nossa empresa”, disse Lazarus. “Não seremos apenas uma coleção de ativos de mídia linear e digital.”

Mark Lazarus na apresentação do NBCUniversal Upfront no Radio City Music Hall em Nova York na segunda-feira, 13 de maio de 2024.
Mark Lazarus na apresentação do NBCUniversal Upfront no Radio City Music Hall em Nova York na segunda-feira, 13 de maio de 2024 | Charles Sykes | NBCUniversal | Getty Images

Para uma marca como a CNBC, isso pode incluir a aquisição de plataformas de finanças pessoais ou fintech, disse Lazarus. Para a MSNBC, Lazarus disse que já teve algumas conversas preliminares sobre a possibilidade de comprar podcasts voltados para os democratas. Ele observou que, se a nova empresa fizesse tal aquisição, o plano não seria colocar essa programação no ar para a MSNBC, mas sim operá-la como uma unidade de negócios separada, usando a rede a cabo como um canal de marketing.

A Versant não lançará seu próprio serviço de streaming, disse Lazarus. Em vez disso, dependerá das marcas para desenvolver suas próprias estratégias digitais.

Cerca de 20% da receita da empresa já é digital, disse Lazarus. A Versant também deve retornar dinheiro aos acionistas por meio de dividendos, informou a CNBC em novembro.

Uma estratégia que a empresa provavelmente não adotará é adquirir um grupo de redes de TV a cabo.

Lazarus disse ter pouco interesse em acumular mais dívidas atreladas a ativos de baixo crescimento. Se uma emissora de TV a cabo também tivesse negócios associados com melhores perspectivas de crescimento, isso poderia ser mais atraente caso a caso, disse ele.

Também é improvável que a Versant adquira grupos de emissoras de TV no atual ambiente regulatório, disse Lazarus. O presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Brendan Carr, disse a Sara Eisen, da CNBC, na segunda-feira, que as empresas nacionais de mídia, incluindo a NBC, estão “exercendo cada vez mais controle” sobre as emissoras de TV locais, o que, segundo ele, não é “bom para o país”.

Selecionando ‘Versant’

A Comcast contou com funcionários de marketing de cada uma das marcas da SpinCo para decidir o nome.

As reuniões começaram no final de dezembro, de acordo com pessoas familiarizadas com o processo. Após algumas semanas, a empresa tinha mais de 1.000 nomes em potencial. Os funcionários foram orientados a se concentrar em nomes que lembrassem Nova York, TV a cabo ou referências passageiras ao Rockefeller Center, 30, sede da NBCUniversal, disseram as pessoas.

Os nomes foram então filtrados em busca de questões legais e de violação de marca registrada, além de outros problemas potenciais, como a definição de uma palavra em vários idiomas. A Comcast também contratou três agências de marketing para gerar nomes e selecionar a lista.

Os advogados analisaram apenas 43 dos nomes iniciais, disse Lazarus. Essa lista foi reduzida para cerca de uma dúzia de finalistas, que foram então apresentados ao comitê decisório.

Lazarus e sua equipe de marketing escolheram Versant nas últimas semanas. A palavra significa “uma região de terra inclinada em uma direção-geral”, de acordo com algumas referências.

Lazarus brincou que uma ladeira íngreme o lembrava de “uma alta no preço das ações”.

Divulgação: A Comcast é a controladora da NBCUniversal, dona da CNBC. A Versant se tornaria a nova controladora da CNBC com a cisão proposta.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo