CNBC
Donald Trump.

CNBC UE tenta acordo enquanto EUA mantém prazo para tarifas em 1º de agosto

Mundo

Trump diz que sabe ‘melhor que ninguém’ o que é bom para o mercado ao criticar presidente do Fed

Publicado 21/07/2025 • 08:34 | Atualizado há 19 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Trump reagiu a informações de que foi aconselhado a não demitir Jerome Powell
  • Disse que ninguém precisa explicar o que é bom para o mercado, porque ele “sabe melhor do que ninguém”
  • Voltou a pressionar o Fed por cortes de juros e usou a expressão “too late”
This combination of pictures created on July 16, 2025 shows, L/R, US President Donald Trump in the Oval Office of the White House in Washington, DC, on July 16, 2025 and US Federal Reserve Chair Jerome Powell on Capitol Hill in Washington, DC on June 24, 2025. President Trump said on July 16, 2025, that he was not currently planning to fire Federal Reserve Chair Jerome Powell, but added that he did not rule it out. Trump's mixed messaging, after months of escalating attacks on the independent central bank chief, sent the yield on the 30-year US Treasury bond surging above five percent. (Photo by ANDREW CABALLERO-REYNOLDS and SAUL LOEB / AFP)

Da esquerda para a direita, o presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, DC, em 16 de julho de 2025, e o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, no Capitólio, em Washington, DC, em 24 de junho de 2025.

Andrew Caballero-Reynolds e Saul Loeb/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (20) que sabe “melhor do que ninguém” o que é bom para o mercado financeiro e para o país, ao rebater uma reportagem do Wall Street Journal sobre sua relação com o Federal Reserve (Fed).

A publicação informou que o secretário do Tesouro, Scott Bassent, teria explicado a Trump que demitir o atual presidente do Fed, Jerome Powell, seria prejudicial ao mercado. Na rede Truth Social, Trump reagiu:

“Ninguém precisou me explicar isso. Eu sei melhor do que ninguém o que é bom para o mercado e o que é bom para os EUA. Se não fosse por mim, o mercado não estaria em altas recordes agora, provavelmente teria DESPENCADO!”

Ele também criticou mais uma vez Powell por ainda não ter iniciado o ciclo de cortes de juros nos Estados Unidos. Usando letras maiúsculas e a expressão “too late”, Trump voltou a pressionar por uma política monetária mais frouxa, enquanto tenta manter a confiança de investidores.

As declarações se somam ao histórico de críticas de Trump ao Fed, que já incluem ameaças de demissão a Powell e tentativas de influenciar a taxa de juros durante seu mandato anterior. Agora, no centro do poder novamente, o tema volta a ganhar força em meio à expectativa do mercado por decisões do BC americano.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo