CNBC
Washington Post

CNBCCEO do Washington Post, Will Lewis anuncia saída após demissões em massa

Mundo

EUA capturam petroleiro após perseguição do Caribe ao Oceano Índico

Publicado 09/02/2026 • 13:13 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Forças dos EUA interceptaram o Aquila II no Oceano Índico após uma perseguição iniciada no Caribe, sem registro de confrontos armados.
  • O secretário Pete Hegseth confirmou que o navio tentou fugir do bloqueio marítimo imposto contra o comércio de petróleo do regime de Nicolás Maduro.
  • A operação faz parte de uma campanha de interdição marítima agressiva de Washington para asfixiar as rotas de exportação sancionadas pela gestão americana.

Um dos petroleiros apreendidos pelos EUA desde a captura de Nicolás Maduro

Forças militares dos Estados Unidos abordaram sem incidentes o petroleiro Aquila II no Oceano Índico após persegui-lo desde o Caribe, disse nesta segunda-feira (9) o secretário de Guerra, Pete Hegseth, em uma postagem no X. A ação incluiu o exercício do direito de visita, interdição marítima e abordagem da embarcação, acrescentou o chefe do Pentágono.

Segundo Hegseth, “ele fugiu, e nós o seguimos” — ou seja, o navio tentou escapar e foi seguido pelas forças americanas em uma travessia transoceânica, mas não houve confronto durante a operação final de captura.

A abordagem ocorre em meio ao que Washington chama de bloqueio a navios sancionados que viajam de ou para a Venezuela, parte de uma campanha mais ampla contra o regime de Nicolás Maduro e o comércio de petróleo sancionado pelo governo americano. A publicação não informa em que país o Aquila II está registrado.

Leia também: EUA devolvem petroleiro capturado à Venezuela

Histórico de apreensões e cerco marítimo

Desde a captura de Nicolás Maduro, os EUA intensificaram a apreensão de ativos marítimos e cargas ligadas ao governo venezuelano, utilizando a Marinha e a Guarda Costeira para patrulhar rotas no Atlântico e no Índico. Embarcações como o Mariya e o Proteus já haviam sido alvos de operações similares sob a acusação de violar sanções internacionais e financiar estruturas remanescentes do regime em Caracas.

Essas operações marcam uma mudança na estratégia de Washington, que passou a confiscar não apenas o combustível, mas as próprias embarcações envolvidas em esquemas de transbordo (ship-to-ship). O histórico recente mostra que a inteligência americana tem rastreado navios que desligam seus transponders para ocultar a origem do petróleo, reforçando o bloqueio total estabelecido após a mudança de poder na Venezuela.

(*com informações do Estadão Conteúdo)

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;