CNBC

CNBCTrump x Groenlândia: a Otan consegue defender o território e está disposta a fazer isso?

Mundo

EUA libertaram dois tripulantes russos de petroleiro apreendido, diz Moscou

Publicado 09/01/2026 • 07:56 | Atualizado há 14 horas

AFP

KEY POINTS

  • As autoridades americanas afirmaram que o petroleiro fazia parte de uma frota clandestina que transportava petróleo para países como Venezuela, Rússia e Irã.
  • "Acolhemos com satisfação esta decisão e expressamos nossa gratidão à liderança dos EUA", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
  • Moscou acusou Washington, na quinta-feira, de fomentar tensões e ameaçar a navegação internacional com a apreensão do petroleiro, que considera ilegal.

A Rússia informou na sexta-feira (9) que os Estados Unidos decidiram libertar dois tripulantes russos de um petroleiro de bandeira russa que Washington apreendeu no início desta semana.

As autoridades americanas afirmaram que o petroleiro fazia parte de uma frota clandestina que transportava petróleo para países como Venezuela, Rússia e Irã, violando as sanções dos EUA. O navio foi apreendido no Atlântico Norte, mesmo estando sob escolta da marinha russa.

“Em resposta ao nosso pedido, o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu libertar dois cidadãos russos a bordo do navio-tanque Marinera, anteriormente detidos pelos Estados Unidos durante uma operação no Atlântico Norte”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em um comunicado.

“Acolhemos com satisfação esta decisão e expressamos nossa gratidão à liderança dos EUA”, acrescentou ela.

Leia mais:

Saiba quantos navios petroleiros conseguiram romper o bloqueio dos EUA e deixar a Venezuela

O enviado russo Kirill Dmitriev disse no Telegram que Trump decidiu libertar “todos os russos” a bordo do petroleiro Marinera. Os Estados Unidos já haviam declarado que a tripulação do Marinera poderia ser processada, o que a Rússia considerou “categoricamente inaceitável”.

Moscou acusou Washington, na quinta-feira, de fomentar tensões e ameaçar a navegação internacional com a apreensão do petroleiro, que considera ilegal.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que a medida “só resultará em mais tensões militares e políticas”, acrescentando que estava preocupado com “a disposição de Washington em gerar situações de crise internacional aguda”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;