CNBC

CNBCCEO do JPMorgan alerta Trump em Davos: imigração é vital para o crescimento dos EUA

Mundo

Exportações do Japão perdem fôlego com tombo nas remessas aos EUA

Publicado 21/01/2026 • 21:58 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • As exportações do Japão cresceram 5,1% em dezembro, ficando abaixo da alta de 6,1% esperada por analistas consultados pela Reuters.
  • Os embarques para a China continental, maior parceiro comercial do Japão, subiram 5,6%, enquanto as exportações para Hong Kong dispararam 31,1%
  • No entanto, as exportações para os EUA em dezembro caíram 11,1%, após terem saltado 8,8% no mês anterior

Fred Mery / Bloomberg / Getty Images

O crescimento das exportações japonesas no último mês de 2025 ficou aquém das estimativas, com uma alta de 5,1% na comparação anual, impactado por uma queda de dois dígitos nos envios para os Estados Unidos. Analistas consultados pela Reuters previam que o crescimento das exportações se manteria estável em relação a novembro, em 6,1%.

O avanço das exportações nipônicas caiu na maior parte do primeiro semestre de 2025, atingido por preocupações com tarifas dos EUA, mas ensaiou uma recuperação no final do ano após o anúncio de um acordo comercial com Washington que reduziu os impostos de importação para 15%.

Contudo, os envios para os EUA voltaram a cair em dezembro (-11,1%), interrompendo o salto de 8,8% registrado no mês anterior — que havia sido a primeira alta nas exportações para o mercado americano desde março.

Por outro lado, os embarques para a China continental subiram 5,6%, enquanto as exportações para Hong Kong dispararam 31,1% em relação ao mesmo período do ano passado. As exportações para a região da Ásia como um todo avançaram 10,2%.

As importações em dezembro subiram 5,1% na comparação anual, um salto acentuado frente à alta de 1,3% vista em novembro, superando as estimativas da Reuters de um aumento de 3,6%.

Balanço de 2025 e cenário político

No acumulado de 2025, as exportações do Japão subiram 3,1%, um crescimento mais modesto comparado à alta de 6,2% vista em 2024. Os embarques para a China continental e para os EUA — os dois principais parceiros comerciais de Tóquio — recuaram 0,4% e 4,1%, respectivamente. As exportações para Hong Kong e Taiwan subiram 17,8% e 15,1% no ano, compensando parcialmente as perdas nos EUA e na China.

Os dados comerciais surgem em um momento em que o Japão se prepara para eleições antecipadas em 8 de fevereiro, convocadas pela primeira-ministra Sanae Takaichi. A Câmara Baixa do parlamento deve ser dissolvida nesta sexta-feira.

Segundo analistas, uma vitória de Takaichi permitiria que ela avançasse com sua agenda fiscal no parlamento com pouca oposição. A estratégia também pode envolver a manutenção de um iene fraco para apoiar a economia japonesa, que é voltada para a exportação.

Desde o anúncio das eleições, os mercados japoneses têm sido impulsionados pelo chamado “Takaichi trade”, caracterizado pela alta das ações e pela desvalorização do iene.

“[Uma vitória] abre potencial para uma política fiscal mais expansionista, após um orçamento recorde já ter sido aprovado para o ano fiscal que começa em abril”, afirmou Sam Jochim, economista do banco privado suíço EFG, em nota na segunda-feira. Ele acrescentou que uma vitória expressiva do governista Partido Liberal Democrata (PLD) pode gerar um rali nas ações japonesas, mas desencadear uma liquidação (sell-off) de títulos do governo e do iene.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;