Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
FBI investiga vínculos terroristas em atropelamento em Nova Orleans; veja o vídeo
Publicado 02/01/2025 • 10:51 | Atualizado há 10 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 02/01/2025 • 10:51 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
As autoridades dos Estados Unidos investigavam nesta quinta-feira (2) o caso de um veterano do exército com uma bandeira do Estado Islâmico que, determinado a causar carnificina, dirigiu uma caminhonete contra uma multidão de pessoas comemorando o Ano Novo em Nova Orleans. O ataque deixou ao menos 15 mortos e dezenas de feridos.
O FBI identificou o agressor como Shamsud-Din Jabbar, um cidadão norte-americano de 42 anos, residente do Texas. Ele era corretor de imóveis em Houston e havia servido como especialista em TI no exército.
As autoridades disseram que buscavam cúmplices, mas forneceram poucos detalhes.
A superintendente da polícia, Anne Kirkpatrick, classificou Jabbar como um “terrorista”. O FBI afirmou que “uma bandeira do ISIS foi encontrada no veículo”, usando outro nome para o grupo jihadista Estado Islâmico.
“Foi assustador, eu chorei muito”, disse à AFP o turista Ethan Ayersman, de 20 anos, que estava em Nova Orleans. Ele era um dos muitos visitantes da vibrante cidade do sul dos EUA para as celebrações de Ano-Novo e havia aproveitado a famosa Bourbon Street, onde ocorreu o ataque, até de madrugada.
Mais tarde, Ayersman disse que seu irmão o acordou após ouvir tiros e o som de um carro acelerando.
Da janela do local onde estavam hospedados, puderam ver “alguns dos corpos sendo alinhados”, relatou Ayersman.
O presidente dos EUA, Joe Biden, classificou o ataque como “desprezível” e afirmou que Jabbar havia postado vídeos online horas antes, indicando que estava inspirado pelo ISIS.
Biden também informou que as autoridades investigavam possíveis ligações entre o ataque e a explosão de uma caminhonete Tesla Cybertruck em frente a um hotel de Donald Trump em Las Vegas, que matou uma pessoa. No entanto, ele ressaltou que, até o momento, nenhuma conexão havia sido encontrada.
As autoridades confirmaram na quarta-feira (1º) que uma caçada estava em andamento, e a agente do FBI, Alethea Duncan, alertou que “não acreditamos que Jabbar tenha agido sozinho”.
O governador da Louisiana, Jeff Landry, declarou: “Estamos caçando pessoas perigosas.”
O FBI afirmou estar realizando mandados de busca em Nova Orleans e em outros estados. O escritório do FBI em Houston, Texas, também confirmou atividades relacionadas ao ataque em Nova Orleans.
Um porta-voz do FBI disse à AFP que 15 pessoas foram mortas no ataque, citando o escritório do legista em Nova Orleans.
Entre as vítimas está Nikyra Cheyenne Dedeaux, de 18 anos, que havia se formado no ensino médio no ano anterior e estava prestes a iniciar um curso de enfermagem. Sua mãe, Melissa Dedeaux, disse ao site Nola.com que a filha havia ido escondida a Nova Orleans com uma prima e uma amiga para comemorar o Ano-Novo.
Outro morto foi Reggie Hunter, gerente de armazém de 37 anos e pai de dois filhos, de Baton Rouge, segundo informações do New York Times. O jornal também identificou Tiger Bech, ex-jogador de futebol americano da Universidade de Princeton, entre as vítimas fatais.
A polícia informou que o ataque começou por volta das 3h15 (horário local), perto da Bourbon Street, no coração do bairro French Quarter, que estava lotado de pessoas celebrando a chegada de 2025.
O suspeito dirigiu uma caminhonete elétrica Ford F-150 branca contra um grupo de pedestres. Em seguida, ele saiu do veículo e foi morto em um tiroteio com a polícia, no qual dois policiais ficaram feridos. O FBI informou que duas bombas caseiras foram encontradas e desativadas.
“Esse homem tentou atropelar o maior número de pessoas possível”, disse Kirkpatrick à imprensa.
Dirigindo em “altíssima velocidade” e de forma “muito intencional”, ele estava determinado a causar “a carnificina e os danos que causou”, explicou a superintendente.
O Pentágono informou que Jabbar serviu no exército como especialista em recursos humanos e TI de 2007 a 2015, e posteriormente na reserva até 2020. Ele foi enviado ao Afeganistão de fevereiro de 2009 a janeiro de 2010.
Biden afirmou que, até o momento, “não há nada” ligando o ataque em Nova Orleans à explosão em Las Vegas, descrita pela polícia como um “incidente isolado”.
Os veículos usados nos dois ataques foram alugados pelo aplicativo de compartilhamento de carros Turo. O xerife de Las Vegas disse que isso foi uma “coincidência… que precisa continuar sendo investigada.”
Uma porta-voz do aplicativo, amplamente usado nos EUA, declarou que estavam colaborando com as autoridades e afirmou que “não acreditamos que nenhum dos locatários tivesse um histórico criminal que os identificasse como uma ameaça à segurança.”
Nas primeiras horas do primeiro dia do ano, multidões celebravam no French Quarter, famoso por seus bares, restaurantes, história do jazz e festas de Mardi Gras.
O espectador Zion Parsons descreveu a cena de horror: “Havia corpos, sangue e todo o lixo”, disse à CNN. “As pessoas estavam apavoradas, correndo e gritando.”
Outro testemunho, de Jimmy Cothran, relatou à ABC que havia “10 corpos — seis claramente mortos” e outros “gritando sem ninguém por perto.”
Nova Orleans, um dos destinos mais visitados dos Estados Unidos, receberá o Super Bowl no próximo mês. O ataque ocorreu poucas horas antes do Sugar Bowl, um importante jogo de futebol universitário, que foi adiado para quinta-feira.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
2
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
3
Tarifaço permanece, mas Brasil e EUA dão início a negociações bilaterais
4
Amcham Brasil vê avanço em diálogo entre Brasil e EUA e pede agilidade nas negociações
5
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas