Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fed anuncia corte e taxa de juros atinge menor valor em 3 anos
Publicado 10/12/2025 • 16:14 | Atualizado há 22 horas
Publicado 10/12/2025 • 16:14 | Atualizado há 22 horas
KEY POINTS
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, cortou sua principal taxa de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (10), um movimento que leva a taxa básica a seu menor nível em mais de três anos.
A redução estabelece a federal funds rate — a taxa cobrada pelos bancos para empréstimos de curto prazo entre si — na nova faixa de 3,5% a 3,75%, abaixo da faixa anterior de 3,75% a 4%.
Esta é a terceira redução consecutiva de juros desde setembro, totalizando um corte de 0,75 ponto percentual este ano. Ao reduzir as taxas, o Fed busca estimular a economia ao baratear o crédito, incentivando empresas a expandir e contratar, e consumidores a gastar mais.
Apesar do corte, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do banco central, que votou por 9 a 3, sinalizou cautela quanto a futuras reduções. A decisão foi vista como um “hawkish cut” (corte cauteloso), refletindo as divisões internas sobre as prioridades entre combater a inflação e apoiar o mercado de trabalho.
Os votos dissidentes demonstraram a polarização:
O comitê repetiu uma linguagem de sua declaração de dezembro de 2024, indicando que, no futuro, “avaliará cuidadosamente os dados recebidos, o cenário em evolução e o equilíbrio de riscos” antes de novos ajustes. Essa mesma linguagem, um ano atrás, sinalizou o fim temporário dos cortes.
Apesar da turbulência no cenário político (incluindo o recente shutdown do governo dos EUA), o Fed tem monitorado a desaceleração no crescimento mensal de empregos e a inflação crescente. Dados recentes mostraram que os empregadores cortaram 32.000 empregos em novembro.
As projeções mais recentes, conhecidas como “dot plot“, indicam que os membros do Fed esperam apenas um corte em 2026 e outro em 2027, antes que a taxa de juros atinja uma meta de longo prazo de cerca de 3%. Sete dos participantes votantes indicaram que não desejam cortes no próximo ano.
Leia mais:
BC do Canadá confirma previsão e mantém juros em 2,25% ao ano
Trump diz ter “ouvido” que nomeações de Biden ao Fed foram assinadas por caneta automática
Apesar da taxa de inflação ter caído consideravelmente em relação aos picos da pandemia, o índice preferido do Fed registrou uma taxa anual de 2,8% em setembro, ainda acima da meta de 2% do banco central.
O FOMC elevou sua visão coletiva do Produto Interno Bruto (PIB) para 2026, aumentando a projeção de setembro em meio ponto percentual, para 2,3%.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Após suspensão, Agibank é multado em R$ 14 milhões pelo Procon; entenda o caso dos consignados
2
Ciclone: Enel diz ainda ter 1,5 milhão sem energia na Grande SP, sem previsão para retomada; acompanhe
3
Correios em crise: entenda o que fez o governo pedir ajuda à Caixa em operação de emergência
4
Ambipar pode ser condenada por abuso de poder sobre controladas
5
Conheça a cidade que ficou 100% sem energia depois de ventania em SP