CNBC
Foto representativa de Crypto moeda

CNBCFamílias de vítimas do ataque de 7 de outubro processam a Binance por suposto apoio financeiro ao Hamas

Mundo

Fitch diz que orçamento britânico está alinhado com previsões de déficit, mas vê riscos na execução

Publicado 27/11/2025 • 17:32 | Atualizado há 25 minutos

KEY POINTS

  • O orçamento britânico veio alinhado às projeções da Fitch, que já esperava queda gradual do déficit — mas o ritmo ainda fica atrás das metas do próprio governo
  • A agência alerta para riscos relevantes de implementação, especialmente após 2026, quando começa uma fase mais dura de corte de gastos e que depende de forte disciplina fiscal
  • A política doméstica fragilizada, incluindo tensões dentro do Partido Trabalhista e a baixa popularidade do governo, pode levar a reversões, limites para novos ajustes e até mudanças na regra fiscal

Imagem de sede da Fitch Ratings

Reprodução

O orçamento do Reino Unido está alinhado com as projeções de déficit fiscal da Fitch Ratings de agosto, quando a agência reafirmou a classificação do país em AA-/Estável, apesar da consolidação planejada ainda enfrentar consideráveis riscos de implementação.

“Os resultados fiscais e as revisões orçamentárias estão amplamente consistentes com nossas projeções de agosto para que o déficit do governo geral se reduza em 0,6 pontos porcentuais (p.p.) em 2025, para 5,3% do PIB, e depois para 4,4% em 2027 – cerca de 0,7 p.p. mais lento que as novas metas do governo”, disse a Fitch nesta quinta-feira (27).

Leia mais:
Fitch mantém nota do Brasil em ‘BB’, sem perspectiva de avanço para grau de investimento no curto prazo
Fitch reafirma rating dos EUA em ‘AA+’ com perspectiva estável

A incerteza na implementação reflete em parte a desafiadora consolidação de despesas a partir do ano fiscal de 2026, estabelecida na revisão de gastos de junho, que permanece em grande parte no orçamento.

Dinâmicas políticas desafiadoras dentro do Partido Trabalhista no poder, exacerbadas pela fraca popularidade do governo, apresentam um risco de novas reversões de políticas ou, em um cenário mais extremo, mudanças na regra fiscal, alertou.

Uma parte considerável do pacote fiscal está espalhado por várias medidas menores, tornando seu impacto mais difícil de avaliar em comparação com o aumento maior do imposto de renda que o governo mencionou antes do orçamento.

Leia mais:
Fitch Ratings vê 3 cortes de juros de 25 pontos-base pelo Fed em 2026
Fitch revê de 2,5% a 2,3% previsão ao crescimento do PIB

“A margem para absorver choques fiscais por meio de novas medidas fiscais é politicamente ainda mais restrita, especialmente dadas as promessas eleitorais de 2024 de não aumentar o imposto de renda pessoal, o IVA ou as taxas de Seguro Nacional”, pontuou a Fitch.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;