CNBC
Avião de binquedo em cima de notas de ólar

CNBCComo remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas

Mundo

Fitch sobe previsão para PIB da China em 2025

Publicado 03/12/2025 • 20:10 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Fitch eleva PIB da China para 4,8% em 2025, mas mantém projeção de desaceleração para 4,1% em 2026 e 2027
  • Zona do euro tem projeções revisadas para cima, com crescimento previsto de 1,4% em 2025 e 1,3% em 2026, apoiado por melhora no crédito e afrouxamento fiscal na Alemanha
  • Fitch alerta que resiliência global depende do forte endividamento público: só EUA e China devem tomar cerca de US$ 4 trilhões em empréstimos combinados em 2025, o equivalente a 4% do PIB mundial
Xi Jiping é Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da República Popular da China.

Xi Jiping é Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da República Popular da China.

CNBC Internacional

A Fitch Ratings elevou as previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China este ano em 0,1 ponto porcentual, para 4,8%, mas manteve projeção de desaceleração a 4,1% em 2026 e 2027, segundo relatório trimestral divulgado nesta quarta-feira (3). As estimavas de crescimento da zona do euro também aumentaram para 1,4% em 2025 e 1,3% em 2026, de 1,1% para ambos os casos no documento de setembro.

O investimento em ativos fixos (IAF) na China tem caído em termos anuais desde junho, um padrão sem precedentes fora da pandemia de Covid-19, alerta a Fitch. Somente investimentos no setor imobiliário contraíram consecutivamente por quatro anos com o colapso da atividade, contabilizando agora cerca de 25% do IAF, de 40% em 2021.

Leia mais:
Fitch revê de 2,5% a 2,3% previsão ao crescimento do PIB
Fitch mantém nota do Brasil em ‘BB’, sem perspectiva de avanço para grau de investimento no curto prazo

“Esperamos que o investimento se estabilize e depois se recupere levemente no próximo ano; mas com a deflação entrincheirada, não revisamos para cima o crescimento de 2026, apesar da recente queda nas tarifas dos EUA em relação ao país”, aponta.

Por outro lado, a Fitch elevou as expectativas de inflação da China em 2025, de 0,4% em setembro para 0,7% em dezembro, prevendo aceleração a 1,3% em 2026 e a 1,5% em 2027.

Já a zona do euro evitou uma contração do PIB esperada no terceiro trimestre, após uma antecipação das exportações dos EUA. A dinâmica do crédito está melhorando, e agora a Fitch diz ter uma ideia mais clara da escala do afrouxamento fiscal alemão à frente, que deve impulsionar substancialmente o crescimento, enquanto a inflação permanece entorno da meta de 2% do Banco Central Europeu (BCE).

Leia mais:
Fitch diz que orçamento britânico está alinhado com previsões de déficit, mas vê riscos na execução
Fitch Ratings vê 3 cortes de juros de 25 pontos-base pelo Fed em 2026

“Parte da resiliência recente no crescimento global é simplesmente uma consequência do rápido aumento da dívida pública”, comenta o relatório, já que as maiores economias do mundo estão fornecendo suporte em larga escala à demanda agregada por meio de empréstimos públicos.

A Fitch estima que o empréstimo combinado do governo geral dos EUA e da China será equivalente a cerca de US$ 4 trilhões, ou 4% do PIB global este ano e no próximo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;