CNBC
US President Donald Trump (R) looks at Russia's President Vladimir Putin as they take their places for a family photo, during the G20 Leaders' Summit in Buenos Aires, on November 30, 2018. Global leaders gather in the Argentine capital for a two-day G20 summit beginning on Friday likely to be dominated by simmering international tensions over trade. (Photo by Alexander NEMENOV / AFP)

CNBCTrump continua ameaçando punir Putin. O que está impedindo de agir?

Mundo

Milei tenta impedir operação contra corrupção na Justiça: ‘querem desestabilizar o país’

Publicado 01/09/2025 • 17:34 | Atualizado há 2 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O porta-voz da presidência da Argentina, Manuel Adorni, anunciou nesta segunda-feira (1º) que o governo entrou com uma denúncia na Justiça Federal da Argentina.
  • A denúncia é contra uma operação de inteligência que revelou conversas privadas de Karina Milei, irmã do presidente Javier Milei e secretária-geral da presidência.
  • Em publicação no X, Adorni chamou a operação de "ilegal" e disse que o seu objetivo é "desestabilizar o país em plena campanha eleitoral".
Presidente da Argentina, Javier Milei

Presidente da Argentina, Javier Milei

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O porta-voz da presidência da Argentina, Manuel Adorni, anunciou nesta segunda-feira (1º) que o governo entrou com uma denúncia na Justiça Federal contra uma operação de inteligência que revelou conversas privadas de Karina Milei, irmã do presidente Javier Milei e secretária-geral da presidência.

Em publicação no X, Adorni chamou a operação de “ilegal” e disse que seu objetivo é “desestabilizar o país em plena campanha eleitoral”. “Conversas privadas de Karina Milei e de outros funcionários foram gravadas, manipuladas e divulgadas para condicionar o Poder Executivo”, afirmou. “Não foi um vazamento. Foi um ataque ilegal, planejado e dirigido.”

A declaração ocorre dias depois de gravações de Karina Milei intensificarem o escândalo de corrupção e subornos na Agência Nacional de Deficiência (Andis), desgastando a imagem de Milei. Em declaração ao jornal Infobae, uma fonte de alto nível do governo da Argentina disse estar “confiante” de que Karina não disse nada incriminador e que é “gravíssimo que alguém grave com essas intenções o interior da Casa Rosada”.

Leia mais:
Putin e Modi se reúnem com Xi Jinping na cúpula de países asiáticos que mira protagonismo chinês
Deputada democrata exige que Trump justifique tarifaço de 50% contra produtos do Brasil

A decisão de anunciar a denúncia foi tomada hoje ao meio-dia (horário local), após reunião entre Adorni, integrantes da equipe do assessor presidencial Santiago Caputo e a equipe da Procuradoria do Tesouro da Argentina, de acordo com a publicação.

O encontro sucedeu longas horas de discussão durante a noite, que também incluíram o vice-ministro da Justiça, Sebastián Amerio, e o procurador de La Libertad Avanza, Santiago Viola, entre outros.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo