CNBC

CNBCOs 10 principais empregos que oferecem trabalho remoto de meio período

Mundo

Inflação anual da zona do euro sobe para 2,1% em agosto, acima do esperado

Publicado 02/09/2025 • 08:08 | Atualizado há 7 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Economistas consultados pela Reuters esperavam que a taxa permanecesse inalterada em relação a julho, em 2%.
  • A inflação básica, que exclui os preços mais voláteis de alimentos, energia, álcool e tabaco, permaneceu inalterada em relação aos 2,3% de julho.
  • Com 2,1%, a taxa de inflação mais recente da zona do euro é apenas um pouco maior que a meta de 2% do Banco Central Europeu.

Pixabay

Zona do Euro

A inflação da zona do euro nos últimos 12 meses avançou para 2,1% em agosto, de acordo com a prévia divulgada nesta terça-feira pela agência de estatísticas Eurostat.

Economistas consultados pela Reuters previam que a taxa permaneceria estável em 2%, mesmo nível registrado em julho.

A inflação subjacente — que exclui itens mais voláteis como alimentos, energia, álcool e tabaco — ficou em 2,3%, mesma taxa de julho. Já o índice de serviços, acompanhado de perto pelos formuladores de política monetária, recuou levemente de 3,2% em julho para 3,1% em agosto.

Com os 2,1%, a inflação da zona do euro está apenas ligeiramente acima da meta de 2% do Banco Central Europeu (BCE).

O euro recuava 0,6% frente ao dólar, sendo negociado a US$ 1,1640. O índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,7% na manhã desta terça-feira.

Leia também:

O que é a zona do euro e qual é o papel do BCE diante dos desafios futuros?

Desemprego na zona do euro recua a 6,2% em julho, mínima histórica

O BCE manteve sua taxa básica de juros em 2% em julho e, segundo a maioria dos economistas consultados pela Reuters, deve repetir a decisão na reunião de setembro.

O acordo comercial entre União Europeia e Estados Unidos, assinado no fim de julho, reduziu a incerteza em relação a tarifas, embora ainda haja preocupação de que a taxas única de 15% sobre exportações do bloco para os EUA possa pesar sobre a atividade econômica.

A economia da zona do euro cresceu 0,1% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, segundo dados da Eurostat divulgados no fim de julho.

BCE deve manter pausa nos juros

O leve avanço da inflação em agosto provavelmente não mudará a posição dos formuladores de política do BCE, disse Andrew Kenningham, economista-chefe para Europa da Capital Economics, nesta terça-feira.

Segundo ele, os dirigentes do BCE “certamente manterão as taxas de juros inalteradas na reunião da próxima semana e, provavelmente, por vários meses após isso”.

“O mais importante para o BCE é que a inflação de serviços também recuou, de 3,2% em julho para 3,1% em agosto. Essa é a menor taxa desde março de 2022 e deve trazer algum alívio aos formuladores de política monetária, indicando que as pressões domésticas de preços continuam a diminuir”, afirmou. Ele prevê que a inflação de serviços cairá ainda mais nos próximos meses, à medida que o mercado de trabalho perca força.

“Faremos uma prévia da próxima reunião do BCE ainda nesta semana, mas, em resumo, o banco deve manter os juros estáveis por um período mais longo”, acrescentou.

Irene Lauro, economista da Schroders para a zona do euro, concorda que o BCE deve adotar cautela na trajetória dos juros.

“Com a redução das incertezas comerciais, a recuperação da zona do euro deve ganhar fôlego à medida que as empresas ampliam empréstimos e investimentos. Nesse cenário, o BCE tende a manter os juros estáveis em setembro, de forma cautelosa. A resiliência da inflação subjacente reforça nossa visão de que o processo de normalização da política monetária chegou ao fim, e o BCE acompanhará de perto a dinâmica de crescimento antes de definir seu próximo passo”, afirmou em comentário enviado por e-mail.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo