Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Investidores esperam que a guerra na Ucrânia possa terminar em breve; especialistas dizem que não há uma “solução rápida”
Publicado 18/08/2025 • 10:02 | Atualizado há 2 horas
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 18/08/2025 • 10:02 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
UKR - Foto: EFREM LUKATSKY/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Os mercados globais estavam em alerta na segunda-feira (18), à medida que o ímpeto para acabar com a guerra na Ucrânia parecia aumentar, com líderes europeus indo a Washington para mais conversas com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o fim do conflito.
Os mercados europeus mantiveram negociações mistas após o encontro de Trump com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, na sexta-feira (15), enquanto os futuros das ações nos EUA caíram. Ao mesmo tempo, os índices da Ásia-Pacífico atuaram principalmente em alta durante a noite, em antecipação às conversas na Casa Branca.
Os investidores esperam que o fim da guerra Rússia-Ucrânia — um conflito que começou em 2022 e que abalou a economia global, interrompendo o comércio e as cadeias de suprimento e criando abismos geopolíticos entre grandes economias do Ocidente e Oriente — esteja mais próximo agora do que em qualquer outro momento.
Mas especialistas dizem que as conversas iniciais entre os interessados Rússia, Ucrânia, Europa e EUA são apenas o começo de um caminho longo e complicado para um cessar-fogo — como as conversas inconclusivas de Trump com Putin na sexta-feira demonstraram.
Isso seria um contraste marcante com o bem documentado gosto de Trump por acordos rápidos, e deveria servir como um alerta para o otimismo dos mercados globais, dizem especialistas.
“Acordos de paz levam muito, muito tempo para serem alcançados”, disse à CNBC na segunda-feira James Bindenagel, pesquisador visitante do German Marshall Fund e ex-embaixador dos EUA na Alemanha,.
“E o que Putin disse é que ele quer negociações de paz para poder continuar a guerra, sabendo que não haverá um acordo de paz por muito tempo. Isso simplesmente não é aceitável”, disse ele.
“Não se pode negociar um acordo de paz por cinco anos, dez anos, e deixar os russos continuarem sua guerra contra os ucranianos.”
Saiba mais:
Bolsas da Europa caem antes de reunião sobre Ucrânia, mas ações de energia renovável saltam
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o chefe da OTAN Mark Rutte, o chanceler alemão Friedrich Merz, o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer estão entre os líderes europeus que viajam a Washington para conversas na segunda-feira.
Eles acompanham o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, para discutir o futuro da Ucrânia e possíveis condições para um acordo de paz, incluindo trocas de território (supostamente propostas por Putin) e garantias de segurança — todas consideradas cruciais pela Europa, caso haja um cessar-fogo e paz. Trump descartou a possibilidade de a Ucrânia retomar o controle da Crimeia, invadida pela Rússia em 2014, e de ingressar na OTAN.
A reunião segue a cúpula de Trump com o presidente russo Vladimir Putin na última sexta-feira (15), mas as conversas terminaram sem cessar-fogo. Foi amplamente divulgado desde então que Putin disse a Trump que concordaria com um cessar-fogo se a Rússia recebesse a região leste ucraniana de Donbas.
A perspectiva da Ucrânia não é otimista, considerando que Putin já havia rejeitado a oferta de um cessar-fogo que poderia formar a base para negociações de paz. “Conseguir um grande acordo de paz é muito mais difícil”, disse Oleksiy Goncharenko, legislador ucraniano, à CNBC na segunda-feira.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Haddad prevê assinatura do acordo Mercosul–União Europeia até início de 2026
Semana decisiva para política monetária com prévia do PIB brasileiro e discurso de Powell
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Boletim Focus aponta inflação de 2025 abaixo de 5% e reforça expectativa de Selic em 15%