CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Mundo

Irã vê ‘realismo’ dos EUA antes de nova rodada de negociações nucleares

Publicado 16/02/2026 • 14:40 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • O Irã sinalizou que a postura de Washington tornou-se mais realista antes das conversas em Mascate, visando o fim das sanções econômicas.
  • O destino de 400 kg de urânio a 60% é incerto, pois o material estaria sob ruínas de complexos atingidos por Israel e pelos EUA.
  • Teerã aceita realizar a diluição de seu estoque nuclear altamente enriquecido, desde que ocorra a suspensão total das sanções impostas.
Instalação de produção de urânio no Irã

Divulgação / Governo do Irã

Instalação de produção de urânio no Irã

O Irã afirmou nesta segunda-feira que a posição dos EUA sobre o programa nuclear de Teerãavançou para uma postura mais realista” antes de uma segunda rodada de negociações.

“Uma avaliação cautelosa é que, a partir das discussões ocorridas em Mascate até o momento, fomos informados de que a posição dos EUA sobre a questão nuclear iraniana moveu-se para uma direção mais realista“, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, segundo a agência de notícias oficial IRNA.

Ele acrescentou que os “direitos inalienáveis do Irã sob o Tratado de Não Proliferação (TNP) foram reconhecidos“, referindo-se aos “usos pacíficos da energia nuclear, incluindo o enriquecimento“.

Teerã e Washington devem realizar na terça-feira uma segunda rodada de negociaçõesiniciada este mês após o colapso de conversas anteriores durante a guerra entre Irã e Israel no ano passado. Em junho, Israel lançou uma campanha de bombardeio sem precedentes contra o Irã, desencadeando uma guerra de 12 dias na qual Israel e os Estados Unidos atingiram instalações nucleares iranianas.

Leia também: Chanceler iraniano viaja à Suíça para segundo ciclo de negociações com EUA

Antes das novas negociações, Baqaei afirmou que o Irã pressionará pela suspensão das sanções de longa data dos EUA, que aprofundaram a crise econômica do país. “O tempo é essencial para nós. Nosso povo está sob a pressão de sanções opressivas, e a razão e a lógica exigem que levantemos essas sanções o mais rápido possível”, declarou ele.

Os principais pontos de discórdia incluem o estoque de urânio enriquecido do Irã, que atingiu 60 por cento de pureza antes da guerra e que Washington tem repetidamente pedido para que seja reduzido a zero. No domingo, Israel também exigiu que o Irã não tenha “nenhuma capacidade de enriquecimento” e que todo o seu material enriquecido seja transferido para o exterior.

Há uma incerteza considerável sobre o destino do estoque de mais de 400 quilos de urânio enriquecido a 60%, visto pela última vez por inspetores em junho, antes do conflito. O Irã afirmou que seu material enriquecido permanece sob os escombros de locais nucleares atingidos durante os ataques.

Leia também: Irã sinaliza flexibilidade nuclear para destravar economia e atrair investimentos dos EUA

Teerã insiste em seu direito ao enriquecimento, mas disse estar disposta a diluir seu urânio altamente enriquecido se todas as sanções forem suspensas. A diluição envolve a mistura de urânio enriquecido com outros materiais para reduzir sua concentração abaixo de um limite específico.

As negociações ocorrem em meio a tensões elevadas, após Washington enviar um grupo de porta-aviões para o Golfo, seguindo a repressão mortal do Irã a protestos antigoverno no mês passado, motivados por dificuldades econômicas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;