Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Macron alerta para risco de escalada no Oriente Médio e mobiliza aeronaves militares para evacuação de franceses
Publicado 22/06/2025 • 20:01 | Atualizado há 4 meses
Warner Bros. Discovery avalia venda e amplia revisão estratégica; ações sobem 8%
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Despesa com disputa fiscal no Brasil reduz margem da Netflix no 3º trimestre
Novo Nordisk convoca assembleia extraordinária após renúncia em massa no conselho e disputa com acionista controlador
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Publicado 22/06/2025 • 20:01 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Foto: Sarah Meyssonnier/AFP
Emmanuel Macron, presidente da França
O presidente da França, Emmanuel Macron, alertou neste domingo (22) sobre o risco de uma “escalada descontrolada” no Oriente Médio, após os Estados Unidos se juntarem à campanha de Israel contra o programa nuclear do Irã com ataques a instalações nucleares iranianas.
Durante reunião do conselho de defesa em Paris, Macron afirmou que “nenhuma resposta estritamente militar pode produzir os efeitos desejados” e defendeu a retomada de negociações diplomáticas e técnicas como único caminho para evitar que o Irã desenvolva armas nucleares.
Leia mais:
Trump questiona ‘por que não haveria uma mudança de regime’ no Irã
Embora não tenha condenado diretamente a ação dos EUA, o presidente francês reafirmou seu posicionamento em conversas com líderes internacionais e por meio de declarações conjuntas. Em comunicado assinado com os chefes de governo do Reino Unido e da Alemanha, Macron pediu que o Irã “não adote medidas adicionais que possam desestabilizar a região” em resposta aos bombardeios.
Macron também falou com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, solicitando moderação e a renúncia ao desenvolvimento de armamentos nucleares. Ele classificou a situação como um cenário que apresenta “risco do pior para toda a região”. O presidente francês também manteve conversas com os líderes da Arábia Saudita, Omã, Emirados Árabes Unidos e Catar.
Além do posicionamento diplomático, a França anunciou o envio de aeronaves militares A400M para realizar a retirada de cidadãos franceses que desejem deixar Israel. Os voos estão sendo organizados com apoio dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e dependerão de autorização das autoridades israelenses. A operação complementa os voos civis já em andamento para o Chipre.
Macron deve seguir agenda internacional com visita à Noruega nesta segunda-feira (23) e participação na cúpula da OTAN na terça-feira (24), nos Países Baixos, evento que também contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Despesa com disputa fiscal no Brasil reduz margem da Netflix no 3º trimestre