Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Marchas pró-regime ocorrem em Teerã e outras cidades em meio a protestos
Publicado 12/01/2026 • 16:41 | Atualizado há 5 horas
Meta nomeia aliada de Trump, Dina Powell McCormick, como presidente e VP do conselho
Ouro atinge novo recorde com tensões globais e incerteza no Fed
Trump ameaça excluir Exxon do petróleo da Venezuela; ‘Estão sendo espertinhos demais’
Bancos americanos registram queda após Trump pedir limite nas taxas de juros de cartões de crédito
Entrevistas de emprego: a pergunta sobre IA que todo candidato precisa saber responder
Publicado 12/01/2026 • 16:41 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Stringer/WANA (West Asia News Agency)
Iranianos participam de um comício pró-governo em Teerã, Irã, em 12 de janeiro de 2026.
Em uma demonstração de força transmitida pela TV estatal nesta segunda-feira (12), milhares de iranianos ocuparam as ruas de Teerã e de outras grandes cidades em apoio ao governo. O ato, classificado pelo presidente Masoud Pezeshkian como uma “marcha de resistência nacional”, surge como uma contraofensiva direta aos protestos populares que abalam o país desde dezembro de 2025.
As manifestações governistas ocorreram em centros estratégicos como Mashhad, Shiraz e Tabriz, com participantes portando bandeiras nacionais e retratos do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.
Pezeshkian atribuiu a violência dos últimos dias a “criminosos terroristas urbanos”, buscando deslegitimar o movimento de oposição que já contabiliza mais de 500 mortos.
O estopim das revoltas no Irã é a grave crise financeira que assola a teocracia. Dados de dezembro de 2025 revelam um cenário econômico alarmante.
A inflação atingiu 42,2%, acompanhada por uma forte desvalorização da moeda frente ao dólar, o que agravou significativamente a situação econômica. Como consequência, houve um aumento drástico no custo de vida, especialmente nos preços de bens essenciais, cenário que motivou a adesão inicial de comerciantes e trabalhadores diante da crescente perda do poder de compra.
Para conter o avanço das críticas ao sistema judiciário e ao comando de Khamenei, as forças de segurança têm utilizado armas de fogo e gás lacrimogêneo. O acesso à internet em todo o país permanece cortado desde o dia 9 de janeiro, uma tática do regime para isolar os manifestantes, classificados pelo líder supremo como “sabotadores”.
Leia mais:
Parlamento Europeu proíbe a entrada de diplomatas iranianos
A escalada interna ganhou contornos geopolíticos críticos com as declarações do presidente norte-americano, Donald Trump. Em 10 de janeiro, o republicano afirmou que os Estados Unidos estão prontos para apoiar o povo iraniano, que estaria “vislumbrando a liberdade”. Horas depois, o Parlamento iraniano ameaçou revidar contra Israel e bases militares dos EUA na região.
O chanceler iraniano, Abbas Araqchi, acusou Trump de incentivar o terrorismo. Por outro lado, Trump afirmou a jornalistas no domingo (11) que o Irã demonstrou interesse em negociar por estar “cansado de apanhar”.
Apesar da possibilidade de diálogo, o Pentágono e o Departamento de Estado preparam uma resposta militar e econômica. Na terça-feira (13), uma reunião de alto nível entre Trump e seus principais assessores, Marco Rubio (Estado), Pete Hegseth (Guerra) e Dan Caine (Estado-Maior), deve definir os próximos passos.
Estão sendo planejadas sanções econômicas ainda mais severas, além do preparo de ataques cibernéticos contra a infraestrutura iraniana e de bombardeios estratégicos contra alvos militares.
Aos 86 anos e no poder desde 1989, o aiatolá Ali Khamenei enfrenta um dos maiores desafios à sua autoridade absoluta. Embora a oposição permaneça fragmentada entre monarquistas exilados e minorias étnicas, a profundidade da crise econômica e o descontentamento com as leis da Sharia (que impõem restrições severas às mulheres) criaram uma onda de insatisfação que a repressão física pode não ser mais capaz de silenciar.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Mattel lança Barbie autista e amplia aposta em diversidade na indústria global de brinquedos
3
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
4
Candidato ao Globo de Ouro, ‘O Agente Secreto’ supera R$ 25 milhões em bilheteria no Brasil
5
‘O Agente Secreto’ usou Lei Rouanet? Saiba como o filme foi financiado