CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Mundo

Marco Rubio sela pacto nuclear em Budapeste e blinda Viktor Orbán às vésperas de eleição histórica

Publicado 16/02/2026 • 14:00 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Marco Rubio formalizou o apoio dos EUA à reeleição de Viktor Orbán, exaltando a "relação pessoal e de trabalho muito próxima" entre o premiê e Donald Trump.
  • Budapeste e Washington assinaram um acordo de cooperação nuclear civil para o fornecimento de tecnologia americana e pequenos reatores modulares (SMRs).
  • A visita estratégica ocorre no momento em que Orbán enfrenta sua disputa eleitoral mais difícil em 16 anos, marcada para o dia 12 de abril.
Viktor Orbán

EPP / Flickr

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, manifestou apoio à candidatura do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, para um quinto mandato consecutivo nas eleições de abril. Durante visita a Budapeste nesta segunda-feira (16), Rubio enfatizou a relação entre o líder húngaro e o presidente dos EUA Donald Trump.

Orbán, no poder desde 2010, enfrentará em 12 de abril a disputa eleitoral mais acirrada de seus últimos 16 anos de governo.

Rubio e Orbán descreveram o atual momento das relações bilaterais como uma “era de ouro” sob a gestão Trump.

Em entrevista coletiva, o secretário afirmou que a conexão entre os líderes supera a cooperação diplomática. “O primeiro-ministro e o presidente têm uma relação pessoal e de trabalho muito, muito próxima, e creio que isso tem sido benéfico para os nossos dois países”, declarou Rubio.

Leia também: “Não queremos um vassalo”: Marco Rubio leva visão de Trump à Europa Central em busca de novos parceiros

Ele acrescentou que “o presidente Trump está profundamente comprometido com o seu sucesso porque o seu sucesso é o nosso sucesso“.

Assinatura de acordo

Rubio cumpriu agenda na capital húngara para reuniões com membros do governo, resultando na assinatura de um acordo de cooperação nuclear civil.

O documento prevê a compra de pequenos reatores modulares (SMRs) além de combustível nuclear e tecnologia de armazenamento fornecidos pelos Estados Unidos.

A visita oficial consolida o alinhamento político entre Budapeste e Washington antes do pleito húngaro.

O acordo nuclear e as declarações de apoio reforçam a cooperação estratégica em setores de energia e política externa entre as duas administrações.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;