Fabricantes de chips enfrentam pressão em Wall Street.

CNBC Trump bloqueia venda de chips à China; ações das fabricantes despencam

Mundo

Mark Zuckerberg diz que as pessoas podem suprir a necessidade de amigos com IA, mas ‘não há substituto’ para relações humanas, diz psicólogo

Publicado 09/05/2025 • 18:55 | Atualizado há 3 semanas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Em uma entrevista em abril no Dwarkesh Podcast, o fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, discutiu a oportunidade apresentada pelos relacionamentos com IA. O americano médio tem "três pessoas que consideraria amigos", ele disse. "E a pessoa média tem demanda por significativamente mais. Acho que é algo como 15."
  • Psicólogos refutam a ideia de um número "certo" de amigos. Para a maioria das pessoas, ter três ou quatro amigos próximos é "mais do que suficiente", diz Omri Gillath, professor de psicologia na Universidade do Kansas.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, no dia da posse do segundo mandato presidencial do presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, no dia da posse do segundo mandato presidencial do presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.

Evelyn Hockstein | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)

Em uma entrevista em abril no Dwarkesh Podcast, o fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, discutiu a oportunidade apresentada pelos relacionamentos com IA. O americano médio tem “três pessoas que consideraria amigos”, ele disse. “E a pessoa média tem demanda por significativamente mais. Acho que é algo como 15.”

Psicólogos refutam a ideia de um número “certo” de amigos. Para a maioria das pessoas, ter três ou quatro amigos próximos é “mais do que suficiente”, diz Omri Gillath, professor de psicologia na Universidade do Kansas.

A visão de Zuckerberg sobre a IA preenchendo lacunas sociais

Ainda assim, para aqueles que precisam de mais, Zuckerberg acredita que a IA poderá preencher essas lacunas. “Eu arriscaria dizer que com o tempo,” ele disse, “encontraremos o vocabulário como sociedade para articular por que isso é valioso.”

Gillath também discorda disso. A ideia de que a IA poderia um dia substituir as relações humanas “definitivamente não é apoiada por pesquisas”, ele afirma.

Leia também:

Estrela da NBA Russell Westbrook lança startup de planejamento funerário com inteligência artificial

China inaugura hospital operado por inteligência artificial

‘IA não pode apresentar você à sua rede’

Interagir com as várias versões de chatbots e amigos de IA que existem pode oferecer “vantagens e benefícios momentâneos”, diz Gillath. A IA está disponível “24 horas por dia, 7 dias por semana”, por exemplo, ele diz. “Ela sempre será educada e sempre dirá as coisas certas.” Mas, no fim das contas, essa tecnologia não pode oferecer as vantagens que vêm com relacionamentos profundos e de longo prazo.

“A IA não pode apresentar você à sua rede”, ele diz como exemplo. Ela não pode jogar bola com você ou apresentar um parceiro em potencial. “Um abraço seria muito mais significativo e útil do que muito do que a IA pode fornecer.”

É possível sentir que você criou um relacionamento real com a IA, no entanto. O New York Times recentemente relatou sobre uma mulher que se apaixonou pelo ChatGPT, por exemplo. Mas como a IA não pode sentir de volta, esses relacionamentos são, em última análise, “falsos” e “vazios”, diz Gillath.

Até agora, o que as pesquisas concluem é que “não há substituto para esses relacionamentos próximos, íntimos e significativos” que as pessoas só podem ter com outras pessoas, ele afirma.

‘Essas empresas têm agendas’

Não apenas trocar amizades ou parceiros humanos por versões de IA não será satisfatório, como pode fazer as pessoas se sentirem pior, diz Gillath. Pesquisas mostram que crianças que usam IA experimentam “maior ansiedade, maior depressão e não estão desenvolvendo suas habilidades sociais.”

Quando se trata de formar relacionamentos em sua vida, Gillath aconselha a “usar a IA para prática, mas não como substituto”, e garantir que o uso da tecnologia não esteja tomando tempo de suas interações com pessoas. Para conhecer novas pessoas, participe de clubes e organizações de seu interesse e trabalhe na escuta ativa.

E lembre-se de que, mesmo enquanto elogiam os benefícios da IA, “essas empresas têm agendas”, ele diz. “Elas estão tentando ganhar dinheiro.”

O próprio Zuckerberg estava dando a entrevista logo após o lançamento mais recente da Meta, um aplicativo de IA semelhante ao agora onipresente ChatGPT.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo