Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ministro diz que orçamento da França para 2026 será uma tarefa ‘desafiadora’
Publicado 18/02/2025 • 09:09 | Atualizado há 11 meses
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 18/02/2025 • 09:09 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Eric Lombard, ministro da Economia e Finanças da França.
Foto: Jacques Paquier - Eric Lombard via Wikimedia
O ministro da Economia da França, Eric Lombard, disse à CNBC que elaborar o orçamento de 2026 para a segunda maior economia da zona do euro será uma tarefa ‘desafiadora’. Isso ocorre após a aprovação do plano financeiro de 2025 pelos legisladores no início deste mês, depois de várias tentativas turbulentas que quase levaram à queda do governo.
A França traçou uma trajetória para reduzir seu déficit público, com o objetivo de atingir 5,4% do PIB nacional em 2025 e de cair abaixo de 3% em 2029, disse Lombard. Segundo as regras de gastos da União Europeia, os países membros devem manter seus déficits abaixo de 3% do PIB.
“2026 será um orçamento muito desafiador, porque continuaremos a reduzir o déficit e a ficar abaixo, claro, de 5,4%, e provavelmente abaixo de 5%”, disse o ministro à CNBC na segunda-feira (17), observando que a meta final ainda não havia sido definida.
“Vamos dialogar com todos os partidos políticos e trabalhar com os sindicatos e empregadores para alcançar um consenso sobre as principais políticas essenciais para o país. Também vamos identificar áreas onde podemos fazer ajustes, permitindo uma redução nos gastos em 2026”, afirmou.
A ausência de um orçamento e a instabilidade política mais ampla da França afetaram os mercados nos últimos meses. Lombard admitiu um “impacto negativo no crescimento”, mas expressou esperança de que os investidores retornem à França.
O desempenho econômico do país encolheu com uma contração de 0,1% no quarto trimestre, após um crescimento de 0,4% nos três meses anteriores.
O Banco da França prevê um modesto aumento de 0,1% a 0,2% no PIB nacional no primeiro trimestre, com expectativas de aumento nos serviços de mercado e no setor de energia, segundo a sua última pesquisa mensal de negócios.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia francesa cresça 0,8% ao longo do ano de 2025.
Agora que o orçamento foi finalizado, o foco voltou para o destino das discussões sobre a polêmica — e altamente contestada — reforma da aposentadoria de 2023 do presidente francês Emmanuel Macron, que busca aumentar gradualmente a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, a fim de manter o sistema solvente.
O novo primeiro-ministro da França, François Bayrou, sinalizou que a legislação poderia voltar à pauta, o que serviria como um teste de realidade para quem acompanha os esforços da França para conter seus déficits.
“Eu confio totalmente nos representantes dos trabalhadores e dos empregadores”, disse Lombard à CNBC. “Eles sabem que sua responsabilidade é encontrar ajustes… E têm três meses para fazer isso. Estou confiante de que podem chegar a um acordo sobre isso, e se chegarem a um acordo, claro, isso será colocado diante do parlamento, esperamos que seja transformado em lei ainda este ano.”
A Fitch Ratings adotou um tom negativo no início deste mês sobre uma possível revogação da legislação.
“Qualquer retrocesso na reforma poderia desfazer parte da consolidação fiscal planejada a médio prazo e seria moderadamente negativo para as perspectivas fiscais de médio prazo, em nossa opinião. As despesas relacionadas à aposentadoria da França estão entre as mais altas da União Europeia”, alertou a Fitch Ratings em uma nota de 10 de fevereiro.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
4
Amazon fecha parceria com Roku e amplia oferta de canais gratuitos no Fire TV
5
West Ham aceita vender Paquetá ao Flamengo, mas faz uma exigência; veja qual