Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Não é favorável para quem está na base da pirâmide de renda”, diz ex-Banco Mundial e FMI sobre pacote orçamentário de Trump
Publicado 04/07/2025 • 21:23 | Atualizado há 2 meses
UE multa Google em R$ 18,75 bilhões em meio a tensões comerciais nos EUA
Starbucks investe para que suas cafeterias sejam mais acolhedoras — e acessíveis
No primeiro mês do tarifaço, criação de vagas de emprego nos EUA cai e desemprego aumenta
OpenAI prepara plataforma de empregos com IA que pode desafiar o LinkedIn
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 04/07/2025 • 21:23 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou nesta semana um novo pacote orçamentário que consolida cortes de impostos, aumento de recursos para segurança migratória e uma retomada da política tarifária. O projeto, classificado por Trump como “o maior e mais abrangente da história”, foi aprovado no Congresso com margem apertada, sem votos do Partido Democrata.
Leia mais:
“São os melhores seis meses dos EUA”, diz Trump durante assinatura do Megabill
Em entrevista ao Jornal Times Brasil, do Times Brasil Licenciado – Exclusivo CNBC, o economista Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial e ex-diretor do FMI, afirmou que a medida tende a aprofundar a desigualdade de renda e acelerar a trajetória da dívida pública americana. “É grande, mas não necessariamente bonita”, disse Canuto. Segundo ele, os cortes beneficiam majoritariamente a parcela de maior renda da população, enquanto programas sociais, como o Medicaid, devem sofrer restrições.
“O efeito é de redução na carga tributária para a parcela de cima da população, com muito menos para o pessoal de baixo”, explicou Canuto. “O resultado tende a acirrar a trajetória explosiva da dívida pública americana.”
A nova lei também amplia dotações para ações de repressão à imigração ilegal. Para Canuto, esse ponto reforça a agenda política do governo. “Trump pode celebrar a vitória política, mas o projeto orçamentário não é favorável para quem está na base da pirâmide de renda.”
Trump também anunciou o envio de cartas a cerca de 10 a 12 países informando sobre a retomada de tarifas a partir de agosto, caso não haja acordo. “É provável que o Brasil receba uma dessas comunicações. As tarifas podem reafirmar os 10% definidos anteriormente”, disse Canuto, que também mencionou que Vietnã e Reino Unido são exceções devido a acordos recentes.
Canuto também alertou para os efeitos da nova rodada tarifária sobre a inflação. “As tarifas devem afetar principalmente preços de bens de consumo, que pesam mais para quem está na base da pirâmide. Se entrarem em vigor em agosto, é possível observar impacto inflacionário.”
Apesar da piora no cenário fiscal, Canuto avalia que o mercado não deve reagir de forma imediata. “A deterioração fiscal é gradual. O dinamismo da economia americana, especialmente nos setores tradicionais e tecnológicos, ainda sustenta o crescimento.”
O economista também destacou que, com os dados recentes de emprego, o Federal Reserve deve manter os juros em níveis elevados. “Os números fortalecem a decisão de esperar. Ainda não está claro se a inflação está cedendo o suficiente para justificar cortes.”
Ao final da entrevista, Canuto afirmou que o Brasil tem adotado uma postura pragmática nas negociações com os EUA. “A diversificação de mercados é positiva por si só. Em relação aos EUA, é preciso avaliar qual é a real chance de se obter condições melhores.”
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Final do US Open entre Sinner e Alcaraz tem ingressos mais caros da história do tênis
Do imóvel físico ao ativo digital: especialista aponta como a tokenização transforma o setor imobiliário
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Ordem de Trump aumenta impactos da Lei Magnitsky sobre bancos brasileiros
Índia pretende explorar suas reservas de terras raras e pode ser uma alternativa à China, dizem especialistas