Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
ONU alerta que IA pode afetar 40% dos empregos e ampliar desigualdades globais
Publicado 04/04/2025 • 14:10 | Atualizado há 3 meses
Megaprojeto de Trump passa por pouco no Senado, mas Câmara ainda pode rejeitar mudanças
Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk
Premier League Inglesa integra IA da Microsoft em novo acordo de 5 anos
Apesar de déficit, bancos dizem que o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump pode impulsionar a economia dos EUA
Atividade industrial da China cresce inesperadamente em junho, mostra pesquisa
Publicado 04/04/2025 • 14:10 | Atualizado há 3 meses
As mulheres tendem a ser mais céticas em relação à IA do que os homens.
PIXABAY
A inteligência artificial (IA) deve atingir um valor de mercado de US$ 4,8 trilhões até 2033, o equivalente à economia da Alemanha. Mas, apesar do potencial transformador, os benefícios da tecnologia seguem altamente concentrados, alertou a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) em relatório divulgado nesta quinta-feira (4).
Segundo a agência, a IA está promovendo ganhos de produtividade e acelerando a digitalização global, mas ao mesmo tempo pode provocar desemprego em larga escala, afetando até 40% dos postos de trabalho no mundo todo.
“A automação impulsionada pela IA pode reduzir a vantagem competitiva de economias em desenvolvimento que dependem de mão de obra de baixo custo”, diz o relatório.
A preocupação com os impactos da IA sobre o emprego já havia sido apontada por outras instituições internacionais. Em janeiro, o Fórum Econômico Mundial revelou que 41% dos empregadores planejam reduzir equipes em áreas onde a IA pode replicar funções humanas.
Além da ameaça ao emprego, a UNCTAD chama atenção para o concentração de poder tecnológico. Dados da ONU indicam que 40% dos investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento em IA estão nas mãos de apenas 100 empresas, principalmente nos Estados Unidos e na China. Empresas como Apple, Nvidia e Microsoft têm hoje valor de mercado semelhante ao PIB de toda a África.
A ausência de 118 países, majoritariamente do Sul Global, nos debates globais sobre a regulamentação e governança da IA também preocupa. Isso, segundo a UNCTAD, agrava a lacuna tecnológica entre nações.
Apesar dos alertas, o relatório também reconhece oportunidades. A IA pode criar novos setores da economia e empoderar trabalhadores, desde que haja investimento em qualificação e requalificação profissional.
A UNCTAD propõe ações coordenadas para evitar que os avanços em IA aprofundem desigualdades. Entre as medidas sugeridas estão:
“A IA pode ser um catalisador para o progresso e a prosperidade compartilhada, mas isso só será possível se os países ajudarem a moldar ativamente seu desenvolvimento”, conclui a UNCTAD.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
CNBC Originals: inteligência artificial avança na educação e amplia uso em escolas e empresas
Comcast NBCUniversal, controladora da CNBC, está na lista das empresas mais influentes da revista TIME
SAS encomenda 55 jatos da Embraer por US$ 4 bilhões
Em junho, a inflação na zona do euro sobe e alcança a meta de 2% do Banco Central Europeu
Plano Safra: “O agro paga a conta da irresponsabilidade fiscal do governo”, afirma Pedro Lupion