Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump oficializa acordo com o Tik Tok avaliado em US$ 14 bilhões
Publicado 25/09/2025 • 15:18 | Atualizado há 23 minutos
Trump alega ‘sabotagem tripla’ na ONU com escada rolante, teleprompter e microfone
Retorno de Jimmy Kimmel pós-suspensão atrai três vezes mais telespectadores
NFL aprova venda de participação do Chicago Bears em negociação bilionária recorde
Gigante chinesa Xiaomi desafia Samsung com novos celulares e eletrodomésticos
Empresas estão gastando muito em IA agêntica sem nem sempre saber o que ela faz
Publicado 25/09/2025 • 15:18 | Atualizado há 23 minutos
KEY POINTS
Reprodução YouTube White House
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assina acordo com Tik Tok.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (25) uma ordem executiva aprovando o acordo proposto que manteria o TikTok ativo nos EUA. O vice-presidente dos EUA, JD Vance, disse que a avaliação é de US$ 14 bilhões.
O acordo atende aos requisitos de uma lei de segurança nacional que exige que a ByteDance, sediada na China, venda as operações do TikTok nos EUA ou enfrente uma proibição efetiva no país, de acordo com a ordem executiva. Segundo os termos do acordo, que ainda precisa ser aprovado pela China, uma nova joint venture supervisionará os negócios do TikTok nos EUA, com a ByteDance mantendo menos de 20% de participação.
A gigante de tecnologia empresarial Oracle, a Silver Lake e o fundo de investimento MGX, com sede em Abu Dhabi, serão os principais investidores nos negócios do TikTok nos EUA, controlando uma participação de aproximadamente 45% na entidade, enquanto os investidores da ByteDance detêm 35%, informou David Faber, da CNBC, mais cedo na quinta-feira.
Leia mais:
Casa Branca: acordo sobre TikTok será assinado nesta semana
Trump diz que os Murdochs são os parceiros ideais para assumir o TikTok
Nenhum representante da ByteDance esteve presente na assinatura, e a empresa não reconheceu que uma transação esteja sendo realizada. Trump também não divulgou o preço, e não há indícios de que o governo chinês tenha feito mudanças nas leis que seriam necessárias para a concretização de um acordo.
O presidente Trump disse que o presidente chinês, Xi Jinping, deu sinal verde para o acordo. O vice-presidente JD Vance disse que o governo chinês apresentou alguma resistência antes do acordo.
Segundo o acordo planejado, a Oracle supervisionará as operações de segurança do aplicativo e continuará fornecendo serviços de computação em nuvem para a nova empresa TikTok nos EUA, informou a Faber, citando fontes familiarizadas com o acordo. Trump disse que o CEO da Oracle, Larry Ellison, está envolvido no grupo de proprietários.
“É de propriedade de americanos, e americanos muito sofisticados”, disse Trump. “Será operado por americanos em todo o processo.”
Investidores da ByteDance, como General Atlantic, Susquehanna e Sequoia, devem contribuir com capital na nova entidade TikTok nos EUA, disseram fontes à Faber.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse a Eamon Javers, da CNBC, na quarta-feira (24) que Trump assinaria o acordo na quinta-feira.
O acordo garante que “o TikTok será majoritariamente de propriedade de americanos nos Estados Unidos”, disse Leavitt no último sábado em entrevista à Fox News, acrescentando que os EUA controlariam o algoritmo de recomendação do serviço de vídeos curtos.
O acordo não envolve o governo federal assumindo uma participação acionária ou uma chamada ação de ouro nas operações do TikTok nos EUA, informou a CNBC na segunda-feira (22).
Trump disse no domingo que o magnata conservador da mídia Rupert Murdoch e seu filho Lachlan Murdoch poderiam estar envolvidos no acordo com o TikTok, assim como o presidente executivo da Oracle, Larry Ellison, e o CEO da Dell Technologies, Michael Dell.
Na semana passada, o presidente assinou uma ordem executiva que estendeu o prazo da ByteDance para alienar as operações do TikTok nos EUA ou ficar sujeita a uma lei de segurança nacional originalmente assinada pelo ex-presidente Joe Biden. A ordem impede o Departamento de Justiça de aplicar a lei de segurança nacional que penalizaria operadores de lojas de aplicativos como Apple e Google e provedores de serviços de internet por fornecerem serviços às operações do TikTok nos EUA.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
EXCLUSIVO: ‘Outra proposta do BRB pelo Master provavelmente seria aprovada’, diz presidente do Cade
EXCLUSIVO: Fast Shop vai fechar 11 lojas e ao menos um centro de distribuição
Austrália pode incluir WhatsApp, Discord e Roblox na proibição de redes sociais para menores de 16 anos
Manaus ultrapassa Itajaí e lidera ranking de importações no Brasil em 2025
Linha dura: estudo mostra que gestão Galípolo do Banco Central adota a política monetária mais rígida desde 2016