Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Situação de saúde do papa é crítica, mas estável, diz Vaticano
Publicado 25/02/2025 • 16:43 | Atualizado há 8 meses
Bessent e vice-premiê chinês vão se reunir para tentar conter escalada de tarifas dos EUA
Empresário cria casacos de luxo que unem elegância e proteção térmica e conquista bilionários
Taxa de aprovação de Trump na economia sofre golpe devido a shutdown e inflação, aponta pesquisa CNBC
Berkshire Hathaway atualiza portfólio global com dados até junho de 2025
Mercado de artigos de luxo usados cresce 10% ao ano e pode atingir US$ 360 bilhões até 2030
Publicado 25/02/2025 • 16:43 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Papa Francisco.
Pixabay.
O papa Francisco, que está com pneumonia, está em condições críticas, mas estáveis, informou o Vaticano nesta terça-feira (25).
Católicos de todo o mundo têm orado pelo homem de 88 anos, na esperança de que ele possa estar se recuperando do que os médicos previram que pode ser um longo caminho.
“A condição clínica do Santo Padre permanece crítica, mas estável”, afirmou o Vaticano em um comunicado enquanto o pontífice de 88 anos permanece hospitalizado pelo 12º dia.
“Não houve episódios de problemas respiratórios agudos, e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis”, afirmou o comunicado, referindo-se a parâmetros como frequência cardíaca e pressão arterial.
O papa, internado no dia 14 de fevereiro com dificuldades respiratórias, sofreu ataques asmáticos que exigiram altos níveis de oxigênio e transfusões de sangue para combater a anemia no final de semana.
Na terça-feira, “ele passou por uma tomografia computadorizada de acompanhamento programada à noite para monitoramento radiológico da pneumonia bilateral”, informou o Vaticano.
“O prognóstico permanece reservado”, disseram.
Apesar de sua condição crítica, o líder de 1,4 bilhão de católicos no mundo tem se esforçado para se manter atualizado com os assuntos da Igreja do seu quarto no hospital, segundo o Vaticano.
“Pela manhã, após receber a Eucaristia, ele retomou as atividades de trabalho”, afirmou o comunicado.
Francisco também trabalhou na segunda-feira (24), recebendo o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, e o arcebispo venezuelano Edgar Pena Parra.
O papa aprovou a canonização de dois leigos, um venezuelano e um italiano, que morreram no início do século XX, e autorizou os primeiros passos para declarar a santidade de três padres do século XIX.
Ele também ligou para o pároco da comunidade católica de Gaza, como tem feito rotineiramente desde o início da guerra, disse o Vaticano.
Desta vez, ele agradecia por um vídeo que a paróquia lhe enviou.
“O mundo inteiro está rezando por você, e todos lhe desejam boa saúde”, disse o padre no vídeo, que foi publicado no Vaticano News e o mostrava cercado por seu rebanho.
Espera-se que centenas de fiéis se reúnam novamente na Praça de São Pedro na noite desta terça-feira, enquanto orações especiais por Francisco serão celebradas numa igreja argentina em Roma.
O cardeal hondurenho Oscar Rodriguez Maradiaga, ex-coordenador do Conselho de Cardeais do papa, disse ao jornal La Repubblica na terça-feira que tem esperanças de que o papa se recupere.
“Ainda não é hora dele ir para o céu”, disse Maradiaga.
“Ele é alguém que não recua diante das dificuldades, não desanima, não congela e não para de seguir em frente”, disse ao jornal.
Fiéis deixaram velas e fotos do lado de fora do hospital, onde uma oração especial foi conduzida pelo capelão de Gemelli (hospital onde o papa está internado) na segunda-feira.
Em Buenos Aires, onde Jorge Bergoglio serviu como arcebispo antes de ser nomeado papa em 2013, centenas de argentinos oraram pelo pontífice.
Falando na praça onde Bergoglio costumava protestar contra a injustiça e a desigualdade, o arcebispo Jorge Garcia Cuerva chamou o papado de Francisco de “um sopro de oxigênio para um mundo sufocado pela violência, sufocado pelo egoísmo, sufocado pela exclusão”.
“Que a nossa oração seja aquele respiro de ar fresco que chega aos seus pulmões para que ele possa recuperar a saúde”, disse ele.
Os médicos alertaram que qualquer recuperação levará tempo e que Francisco provavelmente permanecerá no hospital além desta semana.
O papa, que teve parte de um pulmão removido quando jovem, tem sofrido seguidas complicações de saúde nos últimos anos.
Ele é propenso a infecções respiratórias, está acima do peso e sofre de dores nos joelhos e quadris que o fizeram precisar de uma cadeira de rodas.
Um jovem leva pelo menos duas semanas para superar a pneumonia dupla, de acordo com Massimo Andreoni, diretor científico da Sociedade Italiana de Doenças Infecciosas e Tropicais, ao jornal La Stampa.
“Para uma pessoa idosa como o Papa Francisco, com todas as complicações adicionais, é preciso esperar ainda mais para uma recuperação completa”, disse Andreoni.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Nova regra da Receita Federal autoriza parcelamento digital de débitos
Trump: EUA destruíram submarino que transportava fentanil e outras drogas
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Empresas captam recorde de R$ 783,4 bilhões no mercado de capitais em 2024, diz Anbima
Amantes do café em Nova York enfrentam aumento vertiginoso dos preços em meio ao tarifaço e mudanças climáticas