CNBC
US President Donald Trump (R) looks at Russia's President Vladimir Putin as they take their places for a family photo, during the G20 Leaders' Summit in Buenos Aires, on November 30, 2018. Global leaders gather in the Argentine capital for a two-day G20 summit beginning on Friday likely to be dominated by simmering international tensions over trade. (Photo by Alexander NEMENOV / AFP)

CNBCTrump continua ameaçando punir Putin. O que está impedindo de agir?

Mundo

Para presidente do BC europeu, autonomia de bancos centrais é crucial para a democracia

Publicado 01/09/2025 • 17:17 | Atualizado há 59 minutos

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Lagarde não abordou política monetária, mas destacou que a independência institucional é fundamental no equilíbrio democrático.
  • A presidente reforçou que a autonomia do BCE permite ao banco agir de forma firme e coletiva em defesa dos interesses da Europa.
  • Em seu discurso, Lagarde comparou a independência dos bancos centrais à de tribunais, agências especializadas e à imprensa livre.

A defesa da autonomia dos bancos centrais foi destaque no discurso preparado por Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, durante o jantar da Conferência Jurídica do BCE de 2025, realizado nesta segunda-feira (01).

Lagarde optou por não abordar questões relacionadas à política monetária ou às expectativas para a economia da zona do euro em sua fala. Em vez disso, enfatizou que a independência institucional é tão relevante quanto a atuação de tribunais autônomos, agências especializadas e uma imprensa livre no equilíbrio democrático.

O Banco Central Europeu (BCE) é responsável pela gestão do euro e pela política monetária da zona do euro. Seu principal objetivo é manter a estabilidade de preços, o que significa controlar a inflação para garantir um poder de compra estável da moeda
Unsplash
Em seu discurso, Lagarde comparou a independência dos bancos centrais à de tribunais, agências especializadas e à imprensa livre.

Importância da independência institucional

“Tribunais independentes, agências especializadas, imprensa livre – tudo isso faz parte da infraestrutura da democracia constitucional como freios e contrapesos essenciais da autoridade pública. E o mesmo acontece com os bancos centrais independentes”, afirmou Lagarde.

Ela ainda acrescentou que, no contexto europeu, autonomia implica agir de maneira firme e coletiva em defesa dos princípios e interesses do continente, ao passo que o multilateralismo depende de esforços conjuntos sob normas comuns e instituições confiáveis.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo