Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Políticas de exportação dos EUA impactam negativamente empresas americanas
Publicado 16/07/2025 • 11:59 | Atualizado há 3 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Mercado de IA atrai trilhões em investimentos e divide Wall Street entre euforia e temor de bolha
Publicado 16/07/2025 • 11:59 | Atualizado há 3 meses
USA - EUA/TRUMP/TARIFAS/BRASIL - INTERNACIONAL - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com repórteres antes de deixar a Casa Branca, em Washington, nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025. A Secretaria de Política Econômica (SPE) avaliou nesta sexta-feira (11) que o impacto do aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos para o Brasil de 10% para 50% tende a ser pouco significativo no crescimento de 2025, embora alguns setores da indústria de transformação possam ser especialmente prejudicados. A análise consta no Boletim Macrofiscal divulgado pela manhã, apesar desse cenário não ter sido incorporado nas projeções do documento. 11/07/2025 - Foto: EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Empresas americanas estão enfrentando dificuldades devido às restrições de exportação dos Estados Unidos voltadas para a China, segundo um relatório divulgado hoje (16). Mais de um terço das companhias entrevistadas por um grupo comercial EUA-China relatou “efeitos negativos” dessas políticas, além de preocupações com tarifas e tensões crescentes.
A pesquisa, realizada entre março e maio, coincidiu com a imposição de tarifas pelo presidente Donald Trump em 2024, afetando tanto aliados quanto concorrentes, com tarifas especialmente elevadas sobre produtos chineses. Isso gerou incertezas, levando empresas a ajustarem suas cadeias de suprimento, buscando diversificação além da China ou intensificando a localização.
Em 2024, 82% das empresas relataram lucros, mas menos da metade está otimista sobre o futuro, refletindo preocupações com tarifas, deflação e incertezas políticas, conforme a pesquisa de 2025 do Conselho Empresarial EUA-China (USCBC). Cerca de 40% das empresas notaram “efeitos negativos das políticas de controle de exportação dos EUA”.
O relatório destacou que as restrições de exportação estão afetando empresas além do setor de semicondutores, com problemas como perda de vendas para concorrentes internacionais ou chineses, rompimento de laços com clientes e danos à reputação na China, “devido à percepção crescente de que as empresas americanas são fornecedores não confiáveis”.
Leia mais:
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Senadores criam comissão para criar “ponte de diálogo” para o fim do tarifaço dos EUA
O USCBC alertou que as capacidades crescentes das empresas de tecnologia chinesas estão, ao longo do tempo, prejudicando a competitividade dos negócios americanos. No entanto, o presidente do USCBC, Sean Stein, afirmou que “a capacidade de operar no mercado altamente competitivo da China é inegociável para as empresas americanas”.
Quase todas as empresas afirmaram que não podem manter sua competitividade global sem suas operações na China. Entretanto, as companhias continuam relatando uma queda na participação de mercado, enquanto as políticas industriais de Pequim fortalecem empresas locais. “32% das empresas relataram perda de participação de mercado na China nos últimos três anos, e quase 70% estão preocupadas com a perda de participação de mercado nos próximos cinco anos”, informou o conselho.
O USCBC representa cerca de 270 empresas americanas que fazem negócios com a China. Este ano, a pesquisa envolveu 130 empresas associadas.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
OranjeBTC estreia na B3 e aposta em educação para consolidar ‘Padrão Bitcoin’
Pagamento de stablecoin pode virar tendência entre o mercado; empresária explica