CNBC

CNBCImportantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani

Mundo

Premiê diz que Canadá não permitirá acesso ‘inapropriado’ dos EUA aos mercados canadenses

Publicado 23/10/2025 • 21:30 | Atualizado há 3 semanas

KEY POINTS

  • O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou que não permitirá que os Estados Unidos tenham acesso "inapropriado" ao mercado canadense caso os países não cheguem a um acordo em relação às tarifas, de acordo com a Reuters.
  • A declaração foi feita durante o anúncio de financiamento de reatores nucleares nesta quinta-feira (23), e vem após os Estados Unidos anunciarem tarifas sobre o aço, o alumínio e os automóveis canadenses.
  • "Se não avançarmos nesses diversos setores, faremos o que for necessário para proteger nossos trabalhadores", disse Carney de acordo com a Reuters, falando sobre possíveis acordos tarifários e sobre a revisão do próximo ano do acordo livre comércio entre o México, Canadá e os EUA.
Mark Joseph Carney

Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá

Policy Exchange via Wikimedia

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou que não permitirá que os Estados Unidos tenham acesso “inapropriado” ao mercado canadense caso os países não cheguem a um acordo em relação às tarifas, de acordo com a Reuters. A declaração foi feita durante o anúncio de financiamento de reatores nucleares nesta quinta-feira (23), e vem após os Estados Unidos anunciarem tarifas sobre o aço, o alumínio e os automóveis canadenses.

“Se não avançarmos nesses diversos setores, faremos o que for necessário para proteger nossos trabalhadores”, disse Carney de acordo com a Reuters, falando sobre possíveis acordos tarifários e sobre a revisão do próximo ano do acordo livre comércio entre o México, Canadá e os EUA.

Leia mais
Ministros da Índia e Canadá costuram reaproximação diplomática rompida desde 2023
Trump sinaliza revisão das tarifas sobre aço e alumínio do Canadá após encontro com Mark Carney

Caso os americanos tenham acesso aos mercados canadenses de uma forma inapropriada, em relação ao nível de acesso que o Canadá tem aos mercados deles, Carney sinalizou que poderá mudar os termos.

No evento, Carney anunciou novos investimentos de 2 bilhões de dólares canadenses para construção e operação de quatro pequenos reatores nucleares em Bowmanville, Ontario. A verba é originária do Fundo de Crescimento do Canadá (Canada Growth Fund). O projeto ainda vai receber investimento de 1 bilhão de dólares canadenses do governo de Ontário.

“O projeto vai tornar o Canadá o primeiro país do G7 a colocar a tecnologia de pequenos reatores modulares (SMRs) em operação, e injetará US$ 500 milhões por ano na cadeia de suprimentos nuclear de Ontário”, afirmou o comunicado publicado no site do primeiro-ministro canadense.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;