CNBC
Sam Altman, CEO da OpenAI

CNBCOpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá

Mundo

Premiê do Canadá adia exigência de veículos elétricos enquanto país lida com tarifas de Trump

Publicado 05/09/2025 • 17:48 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Primeiro-ministro Mark Carney suspende exigência de que 20% dos carros vendidos em 2026 sejam de emissão zero, em meio ao impacto das tarifas de Trump.
  • Governo amplia seguro-desemprego e oferece medidas de alívio para montadoras e setores mais afetados pelas tarifas e pela pressão comercial.
  • Ottawa anuncia aporte de C$ 370 milhões (US$ 268 milhões) para produtores de canola após a China impor tarifa de 75,8% em retaliação.
Mark Joseph Carney

Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá

Policy Exchange via Wikimedia

Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, decidiu adiar a exigência para que montadoras atinjam metas mínimas de vendas de veículos elétricos (EVs) a partir do próximo ano, em meio ao impacto das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A meta havia sido estabelecida pelo ex-premiê Justin Trudeau, que determinou que, em 2026, 20% dos veículos de passageiros vendidos fossem de emissão zero. A retirada da exigência ocorre enquanto as montadoras absorvem os efeitos das tarifas.

Leia também:
Vendas de veículos elétricos chineses crescem em agosto, impulsionadas por modelos mais baratos
EXCLUSIVO: Brasil pode se tornar o maior mercado do mundo para veículos elétricos, diz CEO da Scania
Café brasileiro tenta entrar em lista de exceções às tarifas dos EUA

“Temos um setor automotivo que, devido à mudança maciça na política comercial dos EUA, está sob enorme pressão. Reconhecemos isso”, afirmou Mark Carney. “O mandato para EVs se soma aos problemas de liquidez e aos desafios financeiros desses produtores. Eles já têm preocupações suficientes, então estamos tirando isso da pauta.”

Carney também anunciou medidas de apoio a trabalhadores e empresas mais afetados pelas tarifas e pelas disrupções comerciais, incluindo flexibilização do seguro-desemprego com benefícios estendidos. “Não podemos mais contar com nosso parceiro comercial mais importante como antes”, disse o premiê.

O governo também lançará um novo incentivo à produção de 370 milhões de dólares canadenses (US$ 268 milhões) para apoiar os produtores de canola, após a China impor uma tarifa de 75,8% sobre o produto, em resposta à tarifa de 100% aplicada pelo Canadá contra veículos elétricos chineses.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo