Premiê da Espanha anuncia restabelecimento parcial da eletricidade após apagão na Europa
Publicado 28/04/2025 • 19:03 | Atualizado há 4 horas
Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump
Crescimento contínuo do emprego nos EUA pode ajudar a evitar uma recessão, diz Jim Cramer
Prateleiras vazias e demissões de caminhoneiros levarão os EUA a uma recessão em julho, prevê relatório
Almoçar e jantar em grupo aumenta a satisfação com a vida — veja quantas refeições você deve compartilhar por semana
PayPal é a primeira fintech a divulgar os lucros, enquanto investidores temem o impacto das tarifas de Trump sobre os gastos do consumidor
Publicado 28/04/2025 • 19:03 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou que o fornecimento de eletricidade, interrompido de forma generalizada na Península Ibérica e em partes do sul da França, já foi parcialmente restabelecido.
A situação foi provocada por uma crise no setor energético, e Sánchez destacou que a prioridade do governo é “recuperar a normalidade o mais rápido possível e devolver a eletricidade aos lares espanhóis”.
Durante coletiva de imprensa no Complexo de La Moncloa, o premiê informou que o fornecimento já foi restabelecido em várias regiões do norte e do sul da Espanha, graças às interconexões com França e Marrocos.
Segundo ele, o governo também está reativando ciclos combinados e centrais hidrelétricas em todo o país, o que deve permitir a normalização completa do fornecimento “em breve”.
A crise levou à solicitação do nível 3 de emergência de proteção civil em três comunidades autônomas: Andaluzia, Extremadura e Madrid.
Leia mais:
Apagão na Europa pode ter sido causado por fenômeno novo e raro, explica professor do Instituto Mauá
O governo informou que assumirá a gestão dessas regiões e adotará medidas para atender outras áreas que também pedirem assistência.
Embora as causas da interrupção ainda não tenham sido identificadas, Sánchez ressaltou que os sistemas de segurança, saúde e transporte seguem operando sem impactos relevantes. Hospitais estão funcionando com apoio de geradores, e não há registros significativos de insegurança nas ruas.
O tráfego aéreo permanece normal, mas o ferroviário foi temporariamente suspenso por questões de segurança.
Já o sistema econômico continua operando normalmente, com pagamentos e serviços bancários eletrônicos sem interrupções.
Situação em Portugal
Diego Mezzogiorno, correspondente do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC na Europa, informou que a E-Redes, que distribui e organiza o sistema elétrico de Portugal, disse que até as 21h (no horário local), mais de 2 milhões de casas já tinham retomado a energia, em especial na região metropolitana de Lisboa.
A motivação para o apagão aconteceu na conexão entre Espanha e França. Na troca de energia, uma sobrecarga desmontou o sistema e afetou a rede que transporta energia para Portugal.
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que nesta terça-feira (29), escolas e funcionalidades operarão normalmente, e que os servidores de internet estão voltando a ativa e estarão funcionando com capacidade total até a próxima manhã.
—
*Com informações do Estadão Conteúdo
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings