CNBC

CNBCA trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história

Mundo

Putin vê plano dos EUA pelo fim da guerra como possível base, mas diz que Kiev rejeita proposta

Publicado 21/11/2025 • 21:09 | Atualizado há 38 minutos

KEY POINTS

  • Vladimir Putin afirmou que recebeu o plano de paz elaborado pelos Estados Unidos para a Ucrânia e disse que o documento “pode servir como base para termos finais”, embora ainda não tenha sido discutido com Washington e seja rejeitado por Kiev.
  • Putin declarou que Moscou está pronta para negociações e para uma resolução pacífica, mas também “pronta para seguir lutando” caso não haja acordo.
  • Segundo a AP, o rascunho do plano prevê concessões amplas à Rússia, incluindo cessão de território no Donbass, veto à entrada da Ucrânia na OTAN, limites às Forças Armadas ucranianas, possível suspensão de sanções e criação de um Conselho de Paz supervisionado por Donald Trump.

Isabel Infantes - Reuters

Antes do encontro com Zelensky, Trump conversou por telefone com Vladimir Putin, indicando interesse em mediar as negociações de paz.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (21) que recebeu o plano de paz elaborado pelos Estados Unidos para a Ucrânia e que o documento “pode servir como base para termos finais”.

Em reunião com o Conselho de Segurança russo, ele ressaltou, porém, que o projeto não foi discutido com os EUA e que a Ucrânia é “contra” o que foi proposto pelos americanos.

Segundo tradução realizada em tempo real do discurso pela agência RT , Putin declarou que Moscou “está pronta para discussões e para uma resolução pacífica para a Ucrânia”, mas enfatizou que os detalhes do plano ainda precisam ser discutidos.

Leia mais:
Emissário econômico de Putin chega aos EUA para diálogos sobre petroleiras russas
Rússia estava confiante sobre encontro entre Trump e Putin. Agora, com as conversas suspensas, Moscou demonstra preocupação

Ao mesmo tempo, advertiu que a Rússia “está pronta para seguir lutando caso não haja acordo com a Ucrânia”.

A Associated Press destacou que o rascunho do plano prevê concessões amplas a Moscou: ceder território no Donbass à Rússia, impedir a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e limitar o tamanho das Forças Armadas de Kiev.

O texto também abre a possibilidade de suspender sanções, permitir que Moscou mantenha parte da energia da usina nuclear de Zaporizhzhia e criar um Conselho de Paz supervisionado por Donald Trump, além de dedicar US$ 100 bilhões em ativos russos congelados à reconstrução ucraniana.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;