CNBC

CNBCComo tarifas e IA estão impulsionando o mercado de segunda mão nos EUA

Mundo

Relatório aponta que ex-diretora do Fed violou regras de negociação do banco

Publicado 15/11/2025 • 16:12 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A ex-governadora do Conselho da Reserva Federal, Adriana Kugler, violou as regras do banco central em relação à negociação de ações, de acordo com um relatório divulgado pelo Escritório de Ética do Governo dos EUA.
  • O relatório surge três meses depois de Kugler ter saído misteriosamente do Conselho de Governadores do Fed. Isso permitiu que o presidente Donald Trump nomeasse Stephen Miran para substituí-la.
  • As violações de Kugler estavam relacionadas à compra de ações de empresas como Apple, Southwest Airlines, Caterpillar e Cava Group.

Wikipedia

Kugler discursa no Instituto Peterson de Economia Internacional em 2024.

A ex-integrante do Conselho do Federal Reserve, Adriana Kugler, violou em 2024 as regras do banco central que proíbem a negociação de ações individuais e a execução de transações financeiras próximas às reuniões em que são definidas as taxas de juros — ações que levaram à sua renúncia repentina, de acordo com um relatório do Escritório de Ética do Governo dos Estados Unidos divulgado neste sábado (15).

O relatório chega três meses após a saída repentina de Kugler do Conselho de Governadores do Fed, sem que ela apresentasse uma justificativa. Kugler entrou para o Fed em setembro de 2023 após ser nomeada pelo então presidente Joe Biden.

A renúncia de Kugler ocorreu depois que ela solicitou (sem sucesso) uma isenção pelo presidente Jerome Powell, em um formulário que mostrava que ela mantinha ativos proibidos, segundo autoridades do Fed ouvidas pela CNBC.

Um funcionário afirmou que as preocupações relacionadas às negociações feitas por Kugler ou por seu marido remontam ao menos a setembro de 2024, quando ela começou a trabalhar com autoridades de ética para resolver violações das políticas de negociação.

Um relatório financeiro enviado por Kugler ao OGE em 11 de setembro — contendo detalhes sobre transações de valores mobiliários realizadas por ela ou por seu marido — indica que um funcionário do Escritório de Ética se recusou a certificar o documento.

Em uma observação no relatório, um funcionário afirma que “questões relacionadas a esta declaração foram encaminhadas anteriormente neste ano” ao Escritório do Inspetor-Geral do Conselho de Governadores do Federal Reserve, órgão independente responsável pela fiscalização ética.

Outra anotação diz: “Em conformidade com sua declaração de 15 de setembro de 2024, determinadas atividades de negociação foram realizadas pelo cônjuge da Dra. Kugler, sem o conhecimento dela, e ela afirma que seu cônjuge não teve intenção de violar qualquer regra”.

Problemas com negociações

Kugler é casada com Ignacio Donoso, advogado de imigração.

Sua declaração indica dois tipos de violações das regras do Fed sobre transações financeiras de altos funcionários: compras de ações individuais e transações realizadas durante os “períodos de bloqueio” que antecedem e sucedem as reuniões do FOMC.

As violações envolveram compras de ações de empresas como Apple, Southwest Airlines, Caterpillar e Cava Group, segundo o relatório.

Kugler participou das reuniões do FOMC durante seu tempo no Fed, mas não esteve presente na reunião de julho devido ao que o Fed classificou publicamente como um assunto pessoal.

Pouco antes dessa reunião, ela solicitou uma isenção do prazo de entrega da declaração de ética, a fim de resolver o problema de ativos proibidos em seu portfólio, segundo autoridades do Fed entrevistadas pela CNBC.

Dois meses antes, ela já havia solicitado — e recebido — uma prorrogação padrão para a entrega da declaração anual de ética.

Leia mais:
Trump rompe com aliada de seu núcleo duro após criticas sobre caso Epstein
Tarifaço: Após Trump cortar taxas, Alckmin cobra correção de “distorção”

Powell, considerando as tentativas repetidas de resolver as pendências de Kugler, negou a nova solicitação de isenção, o que a impediu de participar da reunião do FOMC em julho.

Logo depois, em 1º de agosto, Kugler anunciou sua intenção de renunciar em 8 de agosto.

Em outra declaração arquivada em outubro de 2024, Kugler novamente atribuiu ao marido Donoso quatro compras de ações — três de ações da Apple em julho e uma de ações da Cava em setembro — que violaram as regras do Fed.

“Essas quatro compras foram feitas pelo meu cônjuge, sem meu conhecimento, e reafirmo que ele não teve intenção de violar quaisquer regras”, disse Kugler na época.

“Assim que tomei conhecimento das compras, notifiquei imediatamente os responsáveis pela ética e, seguindo suas orientações, iniciei a alienação desses ativos o mais rápido possível, conforme as políticas do FOMC.”

A CNBC entrou em contato com Kugler para comentar o novo relatório, que também revela que ela recebeu mais de US$ 41.000 (cerca de R$ 216.890, na cotação atual) em ‘serviços jurídicos pro bono’ do escritório Arnold & Porter.

“Pro bono” significa gratuito.

A CNBC também solicitou comentários a Donoso.

Mudanças nas regras

Após sua renúncia ao Fed, Kugler retornou à Universidade Georgetown, em Washington, onde atua como professora na McCourt School of Public Policy and Economics.

No início de 2022, o Fed adotou novas regras proibindo autoridades de negociar ações individuais, títulos e criptomoedas.

A mudança ocorreu após revelações de que os então presidentes regionais do Fed, Eric Rosengren (Boston) e Robert Kaplan (Dallas), haviam negociado ações e fundos de ações pouco antes de o banco central adotar medidas amplas para apoiar a economia dos EUA no início da pandemia de Covid-19.

Embora Rosengren e Kaplan tenham sido isentos de acusações legais, ambos deixaram seus cargos em meio a questionamentos sobre a possibilidade de autoridades do Fed terem usado informações privilegiadas para obter ganhos financeiros.

A renúncia inesperada de Kugler permitiu que o então presidente dos EUA, Donald Trump, nomeasse Stephen Miran para ocupar o restante de seu mandato no Conselho de Governadores do Fed.

Miran, cujo mandato atual termina em 31 de janeiro, tirou uma licença não remunerada do cargo de presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca.

Em 2024, o inspetor-geral do Fed concluiu que o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, que se aposentará em fevereiro, violou regras de negociação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;