Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Rússia e Ucrânia agendam nova tentativa de paz em Genebra sob pressão de Donald Trump
Publicado 13/02/2026 • 12:40 | Atualizado há 2 horas
EXCLUSIVO: Amazon AWS anuncia aporte de mais de R$ 1 trilhão para acelerar era da Inteligência Artificial
A divisão de carros elétricos da Xiaomi conseguiu destronar a Tesla na China — pelo menos em janeiro
Índia aprova compra bilionária de caças Rafale às vésperas de visita de Macron
Baidu libera acesso à IA OpenClaw antes do Ano-Novo Lunar chinês
Waymo ativa 6ª geração de robotáxis e amplia aposta global
Publicado 13/02/2026 • 12:40 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
A Rússia e a Ucrânia realizarão negociações mediadas pelos EUA nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Genebra. O anúncio, feito por ambos os países nesta sexta-feira, marca a próxima etapa das tensas discussões que buscam encerrar uma guerra de quatro anos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, está pressionando pelo fim do conflito, iniciado pela invasão russa em fevereiro de 2022. No entanto, as duas rodadas anteriores mediadas por Washington em Abu Dhabi não apresentaram sinais de avanços significativos.
Embora ambos os lados afirmem publicamente que as discussões foram produtivas, Moscou e Kyiv permanecem em impasses profundos sobre a questão central do território.
“A próxima rodada de negociações sobre o acordo ucraniano será realizada no mesmo formato trilateral Rússia-EUA-Ucrânia, em 17 e 18 de fevereiro, em Genebra“, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, segundo a agência estatal RIA Novosti.
Leia também: Ucrânia: se as eleições forem realizadas nesta primavera, quem poderá ser o próximo presidente?
Peskov informou que a delegação russa será chefiada por Vladimir Medinsky, ex-ministro da Cultura e conhecido por sua linha dura. Ele substitui os oficiais militares sêniores que lideraram as rodadas em Abu Dhabi, retomando o papel que teve em negociações anteriores na Turquia.
Kyiv confirmou que as conversas ocorrerão na cidade suíça. “A delegação ucraniana já começou a se preparar para este encontro”, declarou o principal negociador, Rustem Umerov, chefe do Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia.
Ele terá a companhia do chefe de gabinete de Zelensky e ex-mestre de espionagem, Kyrylo Budanov, além de outros oficiais de alto escalão. A troca na equipe russa ocorre após uma tentativa de assassinato contra o vice de seu principal negociador em Moscou, no início deste mês – um ataque que o Kremlin atribui a ordens de Kyiv.
Território
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou a Munique nesta sexta-feira para reuniões com autoridades europeias e americanas, buscando apoio antes das conversas. Ele também visitou uma fábrica de produção de drones ucraniano-alemã.
Leia também: Ucrânia e Rússia têm até junho para selar acordo de paz, revela Zelensky
Enquanto isso, a Rússia continuou a bombardear cidades ucranianas, matando seis pessoas em ataques noturnos que atingiram o porto de Odesa e a infraestrutura de energia. Moscou mantém exigências de amplas concessões territoriais e políticas, que Kyiv rejeita por considerar equivalentes a uma capitulação.
A Rússia pressiona para que a Ucrânia se retire da região de Donetsk, da qual as forças de Kyiv ainda controlam cerca de um quinto. A Ucrânia recusa uma retirada unilateral e exige garantias de segurança robustas do Ocidente para impedir que a Rússia reinicie sua ofensiva após qualquer cessar-fogo.
Centenas de milhares de soldados e dezenas de milhares de civis morreram no conflito, o mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a Rússia ocupa cerca de um quinto do território ucraniano, incluindo a península da Crimeia (anexada em 2014) e áreas tomadas por separatistas antes da invasão de 2022.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Apresentador Ratinho recebe aval do governo do Paraná para construção de resort de luxo em área de preservação
2
Esquema de propina teria bancado avanço da Aegea em concessões de água e esgoto
3
Bolsa fecha no Carnaval? Veja como a B3 opera no feriado
4
Calote de R$ 5 bi opõe bandeiras e maquininhas de cartão de crédito após crise do Will Bank
5
Arquivos de Epstein: uma linha do tempo para entender a cronologia do caso