CNBC UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas

Mundo

“Sala das Lágrimas”: como é o local onde o cardeal se torna Papa

Publicado 08/05/2025 • 13:49 | Atualizado há 4 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Logo após o anúncio no início da tarde desta quinta-feira (8) sobre quem foi o cardeal escolhido com 88 votos, o responsável pela realização do conclave, chamado de camerlengo, pergunta para o cardeal se ele aceita a eleição para o sumo pontífice da Igreja Católica.
  • Se a resposta foi "sim", os outros 132 cardeais presentes na Capela Sistina parabenizam o novo líder.
  • Terminado o rito de aceitação e após todas as cédulas e outras escrituras usadas para a eleição terem sido queimadas, o eleito deixa a Capela Sistina e entra na sacristia, a chamada “Sala das Lágrimas”. Ali, com a ajuda do mestre das Celebrações Litúrgicas, ele veste uma das três roupas papais prontas.
Sala das Lágrimas.

Sala das Lágrimas.

Vatican News.

Logo após o anúncio no início da tarde desta quinta-feira (8) sobre quem foi o cardeal escolhido com 88 votos, o responsável pela realização do conclave, chamado de camerlengo, pergunta para o cardeal se ele aceita a eleição para o sumo pontífice da Igreja Católica.

Se a resposta foi “sim”, os outros 132 cardeais presentes na Capela Sistina parabenizam o novo líder.

Terminado o rito de aceitação e após todas as cédulas e outras escrituras usadas para a eleição terem sido queimadas, o eleito deixa a Capela Sistina e entra na sacristia, a chamada “Sala das Lágrimas”. Ali, com a ajuda do mestre das Celebrações Litúrgicas, ele veste uma das três roupas papais prontas.

Leia também:

Habemus Papam: novo papa foi escolhido

“Habemus Papam”: nome do novo papa será revelado a qualquer momento; veja os próximos passos

A primeira cerimônia, a homenagem e o ‘Te Deum”

Ao retornar à Capela Sistina, o novo papa senta-se na cátedra e uma breve cerimônia é realizada, iniciada com uma saudação do primeiro cardeal da Ordem dos Bispos.

O primeiro dos cardeais presbíteros lê então uma passagem do Evangelho, que pode ser “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ou “Apascenta as minhas ovelhas”. Por fim, o cardeal protodiácono recita uma oração pelo recém-eleito Sucessor de Pedro. Em seguida, todos os cardeais eleitores presentes, segundo a ordem de precedência, desfilam em frente ao novo Pontífice para manifestar sua homenagem, seu obséquio e obediência. Em seguida, todos juntos cantam o hino do “Te Deum”, entoado pelo Papa recém-eleito.

Oração do novo Papa na Capela Paulina

O cardeal protodiácono Dominique Mamberti chega ao Balcão das Bênçãos e anuncia ao povo a eleição e o nome do novo Pontífice com a fórmula “Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!”. Enquanto isso, o Papa eleito, ao sair da Capela Sistina para ir ao Balcão, entra na Capela Paulina, onde se detém para rezar, em silêncio, diante do Santíssimo Sacramento, e depois retoma sua caminhada em direção ao Balcão, de onde dirige sua saudação e dá a primeira bênção apostólica “Urbi et Orbi”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo