Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Secretaria de Comércio Exterior discute estratégias para ampliar presença internacional do Brasil
Publicado 25/11/2025 • 11:41 | Atualizado há 11 minutos
Trump corta tarifas, mas preços dos alimentos devem continuar altos
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem
Amazon vai investir US$ 50 bilhões em IA para o governo americano; entenda
Paramount, Comcast e Netflix apresentam ofertas para comprar a Warner Bros. Discovery
Publicado 25/11/2025 • 11:41 | Atualizado há 11 minutos
KEY POINTS
No encontro empresarial Brasil-Estados Unidos, organizado pela Amcham na manhã desta terça-feira (25), Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, discutiu a ampliação da presença internacional do Brasil por meio de acordos como o Mercosul-Índia.
“Temos vários acordos em curso, como o Mercosul-Índia, e iniciativas que buscam ampliar a presença do Brasil no exterior de maneira competitiva”, afirmou Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior.
Ela destacou que os esforços para ampliar a inserção do Brasil na economia global não se tratam de uma resposta a um problema específico com um país, mas sim de um movimento estratégico mais amplo.
Fernando Pimentel, ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, também esteve presente no evento e comentou sobre as diferenças nas negociações bilaterais, destacando a posição única do Brasil. “O Brasil precisa aproveitar seus superávits no setor de serviços e os investimentos já realizados nos EUA para firmar um acordo mais robusto”, sugeriu. Pimentel explicou que, ao contrário de países como o Reino Unido e a Argentina, que têm superávit comercial com os EUA, o Brasil precisa fortalecer sua posição nas negociações.
Tatiana Prazeres também abordou a questão da propriedade intelectual, destacando o interesse do Brasil em reduzir os prazos de concessão de patentes, especialmente para medicamentos. “O Brasil tem mostrado interesse em discutir cláusulas que possam ajudar a reduzir o prazo de concessão de patentes, especialmente para medicamentos”, afirmou. Ela mencionou a cooperação com os EUA por meio do PPH (Patent Prosecution Highway), que visa agilizar o processo de concessão de patentes em ambos os países.
Fernando Pimentel falou ainda sobre a necessidade de abordar questões de regulamentação e inovação tecnológica em futuros acordos bilaterais com os EUA. “Na área de tecnologia, a relação com as Big Techs é fundamental”, disse Pimentel.
Abrão Neto, presidente da Amcham, ressaltou a importância da relação multifacetada entre Brasil e Estados Unidos, que vai além dos interesses comerciais, com uma agenda de investimentos recíprocos e cooperação em diversas áreas. “É importante destacar que a relação entre o Brasil e os Estados Unidos é multifacetada”, afirmou Abrão Neto, enfatizando que o estreitamento dos laços é vital para fortalecer a presença do Brasil no mercado global.
Tatiana Prazeres concluiu destacando que o fortalecimento do regime de propriedade intelectual e a melhoria no ambiente de negócios no Brasil são fundamentais para impulsionar a cooperação bilateral, representando uma grande oportunidade para ambos os países.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Governo sanciona projeto que define novo marco para o setor elétrico, com 10 vetos; veja
2
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
3
Grupo Mateus: ‘não houve erro contábil nos estoques mas uma revisão técnica’
4
SÉRIE EXCLUSIVA 4 – O escândalo Ambipar: aquisições desenfreadas e governança paralela impulsionaram derrocada da empresa
5
Aquisição da Cazé TV pela LiveMode redefine disputa nas transmissões esportivas