Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Secretário do Tesouro dos EUA deixa Londres, mas negociações comerciais com a China continuam
Publicado 10/06/2025 • 18:54 | Atualizado há 3 meses
Publicado 10/06/2025 • 18:54 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, sai do seu hotel para uma reunião com autoridades chinesas sobre tarifas em Genebra, em 10 de maio de 2025.
FABRICE COFFRINIAFP
O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, está a caminho de voltar aos EUA, enquanto as conversas comerciais entre o país e a China seguem em Londres, na Grã-Bretanha, nesta terça-feira (10).
Bessent afirmou na terça-feira (10) que está se retirando das negociações comerciais em andamento com a China porque precisa viajar a Washington, D.C., para testemunhar perante o Congresso no dia seguinte.
Apesar da partida de Bessent, as negociações com a China continuam normalmente, com o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, e o Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, permanecendo em Londres para seguir em conversas com Pequim — estas, ainda em curso após dois dias intensos de conversas, de acordo com o próprio Bessent.
Leia também:
Pequenas empresas dos EUA esperam benefícios com projeto de gastos de Trump
Empresas dos EUA pedem tarifas sobre o ‘parceiro valioso’ Vietnã sejam reduzidas
Temu e Shein se voltam para Europa diante das tarifas dos EUA. Mas podem não ser bem recebidos
Lutnick comentou anteriormente que as partes estavam tentando fechar grandes acordos o encontro até a noite de terça-feira (10). Entretanto, as negociações estavam “um pouco paralisadas”, segundo Bessent afirmou no fim de maio.
Hoje , no entanto, a percepção é outra: o próprio Bessent disse que as conversas têm sido “produtivas” ao deixar o ornamentado Lancaster House, próximo ao Palácio de Buckingham, onde as discussões estão ocorrendo. Os negociadores restantes “continuam conforme necessário com a delegação chinesa”, acrescentou.
As duas superpotências econômicas estão se encontrando pela segunda vez em dois meses enquanto buscam resolver diferenças-chave durante um momento volátil em sua guerra comercial em andamento.
As discussões devem se concentrar em elaborar um acordo para aliviar os controles dos EUA sobre exportações para a China em troca do compromisso de Pequim de liberar suas exportações de minerais essenciais conhecidos como terras raras.
As disputas sobre terras raras e controles de exportação surgiram nas semanas após as negociações comerciais em Genebra, Suíça, que levaram ambos os lados a reduzir temporariamente a maioria das tarifas sobre os produtos um do outro.
A delegação chinesa inclui o Vice-Premiê He Lifeng, o Ministro do Comércio Wang Wentao e o principal negociador comercial Li Chenggang.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta