Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sentimento anti-imigração recua no mundo, mas nacionalismo avança no Brasil, diz Ipsos
Publicado 13/06/2025 • 17:19 | Atualizado há 2 meses
Fed dividido mantém taxa básica de juros, contrariando pressão de Trump por cortes agressivos
Wall Street vê recuperação da Starbucks ganhando força, mesmo após mais um trimestre fraco
Fabricantes de carros de luxo sinalizam custos combinados de US$ 889 milhões com tarifas dos EUA
Adidas despenca 7% após gigante do esporte alertar que tarifas vão encarecer preços nos EUA
Divisão das Big Techs? Google vai assinar as diretrizes de IA da UE; Meta rejeita as regras
Publicado 13/06/2025 • 17:19 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Sentimento anti-imigração recua no mundo, mas nacionalismo avança no Brasil, diz Ipsos.
Pexels.
A pesquisa bianual Ipsos Populism Report 2025, realizada em 31 países, apontou redução na preocupação com a presença de imigrantes e seus possíveis impactos no mercado de trabalho. Globalmente, 42% concordam que imigrantes tiram empregos de nativos, mas o índice tem caído na Europa e permanece baixo no Brasil, onde 32% compartilham dessa opinião.
Nos países integrantes do G7, os níveis de percepção sobre essa questão são ainda menores. Na Espanha e na França, o número de pessoas que expressam esse receio diminuiu 8 pontos percentuais desde 2016, período em que os índices de desemprego eram mais altos.
Leia também:
Agentes da Imigração dos EUA serão destacados para o Mundial de Clubes da FIFA
Governo Trump demite novos juízes de imigração sem aviso prévio, diz Federação
Em relação à ideia de interromper a imigração para tornar o país mais forte, o Brasil aparece como o terceiro país com menor adesão. Apenas 24% dos brasileiros concordam com essa medida, diante de uma média global de 44%.
Nos Estados Unidos, o percentual é de 33%, mesmo com a adoção de políticas migratórias rígidas. A pesquisa identificou queda no sentimento anti-imigração no país atualmente governado pelo republicano Donald Trump em comparação com 2016.
O levantamento revelou, por outro lado, sinais de fortalecimento do sentimento nacionalista no Brasil. Entre os entrevistados brasileiros, 73% consideram importante ter nascido no país. A média global é de 64%. O país ocupa uma das dez primeiras posições nesse indicador, atrás de nações como Malásia, Colômbia e Tailândia.
Em seis países, a maioria dos entrevistados não considera relevante o local de nascimento: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Suécia e Holanda, todos com índices inferiores a 50%.
No Brasil, 86% valorizam o domínio da língua portuguesa. Esse indicador é maior na Indonésia (97%), França (94%) e Polônia (91%). Mesmo em países com percentuais mais baixos, como Japão (77%), Estados Unidos (76%) e Índia (71%), a importância atribuída à língua oficial permanece alta.
Outro dado aponta que 90% dos brasileiros valorizam a ideia de progredir por esforço próprio, colocando o Brasil na oitava posição entre os 31 países avaliados. Além disso, 91% consideram importante tratar todas as pessoas de forma igual, enquanto 7% não compartilham dessa visão.
A pesquisa revelou também que 72% dos brasileiros entrevistados consideram importante defender o país diante de críticas. Nações do sudeste asiático lideram esse quesito, com Malásia (90%), Tailândia (89%) e Indonésia (88%) entre as mais propensas a essa postura. No sentido oposto, Japão (56%) e Coreia do Sul (50%) registraram os menores percentuais.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings