CNBC
Sede global da Nvidia em Santa Clara, na Califórina, Estados Unidos

CNBCNvidia supera resultados financeiros com aumento de 56% na receita do data center

Mundo

FAA interrompe voos para aeroportos da Flórida após falha em foguete da SpaceX

Publicado 07/03/2025 • 11:50 | Atualizado há 6 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O incidente marca a segunda vez este ano que a SpaceX enfrenta um erro durante o teste de voo do Starship, resultando em destroços caindo e voos comerciais sendo interrompidos.
  • Os aeroportos afetados incluíram o Aeroporto Internacional de Miami, que é um hub da American Airlines, e aeroportos que atendem Fort Lauderdale, West Palm Beach e Orlando, na Flórida.
  • A SpaceX estava investigando o que causou o incidente anterior, mas foi autorizada pela FAA a prosseguir com o oitavo voo de teste antes de concluir a investigação.

Reprodução/SpaceX

Starship da SpaceX

A Administração Federal de Aviação (FAA) interrompeu brevemente os voos para vários aeroportos da Flórida na noite de quinta-feira após uma falha no teste do foguete Starship da SpaceX.

O incidente marca a segunda vez este ano que a SpaceX enfrenta um erro durante o teste de voo do Starship, resultando em destroços caindo e voos comerciais sendo interrompidos.

Os aeroportos afetados incluíram o Aeroporto Internacional de Miami, que é um hub da American Airlines, e aeroportos que atendem Fort Lauderdale, West Palm Beach e Orlando, na Flórida.

O regulador disse, em um comunicado na quinta-feira, que agora exige que a SpaceX “realize uma investigação sobre o incidente envolvendo a perda do veículo Starship durante as operações de lançamento em 6 de março”.

Durante o evento, a FAA afirmou ter “ativado uma Área de Resposta a Destroços e reduzido brevemente a velocidade das aeronaves fora da área onde os destroços do veículo espacial estavam caindo ou parou as aeronaves no local de partida. As operações normais foram retomadas”.

A SpaceX disse, em uma postagem no X na noite de quinta-feira: “Durante a queima de ascensão do Starship, o veículo sofreu uma desintegração rápida e não programada, e a comunicação foi perdida. Nossa equipe começou imediatamente a coordenação com as autoridades de segurança para implementar respostas contingenciais previamente planejadas”. O contratante de defesa e aeroespacial liderado por Elon Musk também afirmou que planeja “analisar os dados do teste de voo de hoje para entender melhor” a causa raiz do incidente.

O Starship decolou do espaçoporto da empresa perto de Brownsville, Texas, às 18h30, horário de Brasília, para seu oitavo voo de teste.

Em uma transmissão ao vivo mostrando o voo de teste, vários motores pareceram parar enquanto o veículo Starship da etapa superior ainda estava subindo. A empresa perdeu a comunicação com a espaçonave, mas conseguiu usar com sucesso os braços de sua torre de lançamento para capturar o Super Heavy Booster do foguete.

Em 16 de janeiro, dezenas de voos foram desviados após o foguete Starship da SpaceX se desintegrar, e a FAA alertou sobre “destroços de veículo espacial” caindo. O regulador havia alertado os pilotos sobre uma “área perigosa para destroços de foguete Starship”. As companhias aéreas comerciais, aviões particulares e a indústria espacial competem pelo espaço aéreo, especialmente na área congestionada da Flórida.

A SpaceX estava investigando o que causou o incidente anterior, mas foi autorizada pela FAA a prosseguir com o oitavo voo de teste antes de concluir a investigação.

A SpaceX não respondeu imediatamente a um pedido de mais informações.

O Starship, o foguete mais alto e poderoso já lançado, é crucial para as ambições da SpaceX. Quando empilhado no Super Heavy Booster, o Starship tem 403 pés de altura e cerca de 30 pés de diâmetro.

O fundador da SpaceX, Musk, também é conselheiro sênior de Trump, encarregado pelo presidente de fazer cortes abrangentes em agências governamentais. Sua influência em agências reguladoras, incluindo a FAA, gerou críticas e preocupações de legisladores democratas preocupados com conflitos de interesse, riscos de segurança e mais.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo