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Tarifaço de Natal: Taxas de Trump podem aumentar custos de festas de fim de ano em US$ 40,6 bilhões
Publicado 02/11/2025 • 13:34 | Atualizado há 6 dias
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Publicado 02/11/2025 • 13:34 | Atualizado há 6 dias
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Unsplash.
Tarifas de Trump elevam custos das festas e pressionam orçamentos das famílias nos EUA.
Segundo a LendingTree, os bolsos dos consumidores estadunidenses perderam bilhões de dólares nesta temporada de festas por causa das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Há seis meses, quando Trump anunciou o tarifaço, os preços de determinados alimentos e bens de consumo subiram consideravelmente. Em breve, os consumidores começarão a sentir mais o impacto dessas tarifas, já que os itens de Natal que ficaram estocados em armazéns por meses finalmente chegarão às prateleiras das lojas.
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A LendingTree, que opera em um mercado de empréstimos online, usou os dados de gastos com as férias de inverno de 2024 como ponto de referência para sua análise da próxima temporada. A empresa estimou que as novas tarifas aumentarão os custos totais das festas de fim de ano para consumidores e varejistas em um total de US$ 40,6 bilhões.

Os consumidores arcarão com a maior parte dos custos extras decorrentes das tarifas, estimados em US$ 28,6 bilhões. Isso equivale a cerca de 132 dólares por comprador. Espera-se que os varejistas absorvam os US$ 12 bilhões restantes em custos extras decorrentes das tarifas.
“Para a maioria dos americanos, gastar US$ 132 a mais nas festas de fim de ano é um valor significativo”, disse Matt Schulz, analista-chefe de finanças do consumidor da LendingTree. “Embora possa não ser algo catastrófico, pode ter um impacto real em muitas famílias. Pode levar as pessoas a reduzirem a compra de presentes este ano ou a contraírem dívidas adicionais”, explicou Schulz. “Essa é uma escolha que ninguém quer ter que fazer.”
Analistas do setor varejista disseram à CNBC que os varejistas esperam que os consumidores comprem menos itens nesta temporada de festas devido aos custos mais altos causados pelas tarifas. Schultz concordou, chamando isso de uma “realidade infeliz” que muitos consumidores terão que enfrentar.
“Duvido que veremos uma grande queda na quantidade de eletrônicos e roupas que são dados de presente este ano, simplesmente porque são itens que muitas pessoas desejam”, disse ele. “No entanto, para alguns, os preços mais altos podem não deixar outra opção.”

A LendingTree estimou que os compradores de eletrônicos para as festas de fim de ano serão os mais afetados pelas tarifas, com um custo extra médio de US$ 186 por comprador.
Roupas ou acessórios representam o segundo maior custo adicional, de US$ 82 por comprador, segundo a empresa. Os compradores de artigos de higiene pessoal, produtos de beleza e brinquedos pagarão US$ 14 a mais por pessoa, e alimentos e doces custarão US$ 12 a mais por comprador devido às tarifas.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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