Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EUA impõem tarifas de 25% sobre aço e alumínio; Europa retalia
Publicado 12/03/2025 • 08:04 | Atualizado há 10 meses
Presidente da Coreia do Sul inicia visita de Estado à China após lançamento de mísseis norte-coreanos
‘Poderia ter sido minha filha’: O luto e o alívio dos pais após incêndio na Suíça
Trump ordena desfazer compra de ativos de chips por empresa ligada à China
Gigante eólica entra na Justiça contra governo Trump após prejuízo bilionário; entenda
No Vale do Silício da China, Hangzhou desenvolve robôs e apps avançados ao mesmo tempo
Publicado 12/03/2025 • 08:04 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Pexels
As tarifas de 25% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as importações de aço e alumínio entraram em vigor nesta quarta-feira, levando a uma rápida retaliação da União Europeia.
A Casa Branca confirmou as tarifas na noite de terça-feira (11) — que afetarão Canadá, Austrália, União Europeia e outros países —, mas informou que Trump não pretende mais aumentar para 50% os impostos sobre os metais provenientes do Canadá.
A União Europeia respondeu prontamente, anunciando que imporá tarifas retaliatórias sobre 26 bilhões de euros (US$ 28,33 bilhões) em produtos norte-americanos a partir de abril.
As medidas foram desenhadas para “proteger as empresas, trabalhadores e consumidores europeus do impacto dessas restrições comerciais injustificadas”, afirmou a Comissão Europeia em comunicado.
A abordagem da UE terá duas frentes: a reimposição de tarifas previamente suspensas sobre 8 bilhões de euros em exportações dos EUA e a aplicação de uma série de novas medidas retaliatórias sobre 18 bilhões de euros em produtos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou a ação como “forte, mas proporcional”.
“Sempre estaremos abertos à negociação”, acrescentou em comunicado.
O embate comercial marca o mais recente capítulo de uma guerra comercial em escalada, caracterizada por anúncios agressivos de tarifas, seguidos de reviravoltas e adiamentos por parte de Trump.
Nos últimos dias, as tensões comerciais impactaram os mercados financeiros, em meio a crescentes preocupações de que as tarifas possam levar a maior economia do mundo a uma recessão.
As tarifas de Trump também geraram críticas na Austrália.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, afirmou que a decisão de impor tarifas sobre metais era “totalmente injustificada”.
“Isso vai contra o espírito da duradoura amizade entre nossas nações e está fundamentalmente em desacordo com os benefícios que nossa parceria econômica proporcionou ao longo de mais de 70 anos”, disse ele em entrevista coletiva.
Albanese acrescentou que a Austrália não pretende impor tarifas recíprocas sobre importações dos EUA, pois isso somente aumentaria os preços para os consumidores australianos.
O principal assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, disse à CNBC na terça-feira que Trump desistiu da ideia de aumentar para 50% as tarifas sobre as importações de aço e alumínio do Canadá.
O presidente dos EUA havia declarado anteriormente que pretendia dobrar os impostos sobre os metais canadenses após a província de Ontário, no Canadá, decidir aplicar uma taxa de 25% sobre a exportação de eletricidade para os Estados Unidos.
O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, então anunciou a suspensão dessa sobretaxa — decisão que, segundo Navarro, levou ao cancelamento do aumento tarifário planejado por Trump.
As tensões entre os dois países vizinhos atingiram novos patamares nas últimas semanas e foram agravadas por uma publicação de Trump na rede Truth Social, na terça-feira, na qual ele voltou a sugerir que o Canadá deveria se tornar o “51º Estado” dos Estados Unidos.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Zona leste de SP vai ganhar novas estações: quando a expansão da Linha 2-Verde fica pronta?
2
Carne bovina: Brasil vai propor à China assumir cota de países que não cumprirem volumes
3
Café: safras de Brasil e Vietnã aliviam oferta, mas não devem derrubar preços
4
Após Mega da Virada, quando será o próximo sorteio da Mega-Sena?
5
Sistema antiaéreo do Exército BR pode custar até R$ 3,4 bilhões; veja de onde vem o dinheiro