Tarifas de Trump: milionário diz que está ‘construindo um fundo de guerra’ contra incertezas
Publicado 10/04/2025 • 13:03 | Atualizado há 1 uma semana
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Publicado 10/04/2025 • 13:03 | Atualizado há 1 uma semana
KEY POINTS
Em meio às incertezas, a dica é focar em uma reserva de emergência e reduzir custos.
Pexels
Com as tarifas do presidente Donald Trump ameaçando aumentar os preços de vários produtos, muitos consumidores estão prendendo a respiração para ver quais compras devem adiar ou como seus custos fixos podem mudar nos próximos meses.
Em meio à incerteza contínua, é melhor se concentrar em suas reservas de emergência por enquanto, diz Ramit Sethi, um milionário que fez fortuna e autor de “I Will Teach You to be Rich” e “Money for Couples”.
“Estou construindo um grande fundo de emergência e recomendo que vocês façam o mesmo”, disse ele aos seus seguidores do Instagram em um vídeo postado no Reels em 5 de abril. “Se você não tem um fundo de emergência , é melhor se preparar e criar um. Isso significa cortar seus gastos discricionários agora, antes que o mundo os obrigue a fazer isso.”
Os especialistas geralmente recomendam economizar o suficiente para cobrir de três a seis meses de despesas de subsistência, mas Sethi recomenda tentar economizar o equivalente há 12 meses, já que a incerteza em torno das tarifas e como elas podem impactar ainda mais a economia aumenta.
Economizar o equivalente a um ano de despesas não é tarefa fácil, especialmente se você está começando do zero. Os últimos cinco anos foram difíceis, com preços inflacionados dificultando a reserva de dinheiro para muitos americanos.
Ainda assim, qualquer coisa que você puder economizar para emergências reais é melhor do que nada. Tudo bem começar com pouco, mas tente economizar o máximo que puder agora, caso seus custos fixos comecem a aumentar ou você perca sua renda completamente.
Fazer algumas mudanças temporárias no seu planejamento financeiro pode ser um bom começo. E quando você se sentir confiante com o valor que reservou, poderá voltar às suas outras prioridades.
Aqui estão quatro maneiras de aumentar rapidamente suas economias de emergência.
A primeira maneira de aumentar rapidamente a sua reserva, e geralmente a mais fácil, é analisar seus gastos discricionários (aqueles que não são obrigatórios) “e reduzi-los ou eliminá-los”, diz Sethi.
Se você costuma sair para comer, comprar bebidas, viajar ou fazer gastos semelhantes sem se sentir culpado, tente cortar gastos e colocar esse dinheiro na sua conta poupança.
“Seja muito agressivo com isso”, diz Sethi. “Se você for tímido ao tomar essas decisões, vai se cansar tentando economizar US$ 15, o que não vai adiantar nada.”
Embora ainda não esteja claro exatamente como as tarifas impactarão os preços, é interessante se preparar para o pior. “Você precisa mudar sua mentalidade e dizer: ‘Uau, isso é muito importante, vou tomar medidas ousadas e agressivas agora mesmo para não ficar preso na parede financeira’”, diz Sethi.
Se você estiver se preparando para fazer uma compra grande, como um carro, uma casa ou férias, talvez seja melhor pausar, diz Sethi.
“Se você comprar o carro e, por exemplo, for demitido daqui a seis meses, qual é o seu plano? É melhor ter uma resposta para isso, ou não estará pronto para comprar o carro”, diz ele.
Em outras categorias de gastos, como autocuidado, Sethi recomenda estender a frequência dos gastos. Em vez de cortar o cabelo a cada três meses, mude para a cada seis meses, por exemplo.
“Ao longo de um ano, isso pode somar centenas de dólares a mais”, diz ele. “Tudo isso precisa ser depositado imediatamente na sua reserva.”
Embora geralmente seja uma boa prática fazer pagamentos extras de dívidas quando possível, agora não é o momento, diz Sethi.
Principalmente para dívidas com juros relativamente baixos, como hipotecas ou empréstimos estudantis, ele recomenda pagar apenas o mínimo necessário a cada mês e colocar o dinheiro extra no seu fundo de emergência.
“Se você está pagando a mais por uma hipoteca de 3%, não pague mais”, diz ele. “Apenas coloque esse dinheiro na reserva.”
Embora seja contrário ao que Sethi geralmente aconselha, ele diz que até mesmo suspender pagamentos extras de dívidas com juros altos, como cartões de crédito, pode ser uma boa ideia agora.
“Eu realmente detesto que alguém faça isso, porque você tem que pagar essa dívida de qualquer maneira”, diz ele.
Continue pagando o mínimo para manter todas as suas dívidas em dia, mas coloque qualquer quantia extra que você possa ter investido em sua reserva de emergência por enquanto, ele diz.
Se você não tem um fundo de emergência para despesas anuais, “talvez seja interessante considerar reduzir suas contribuições para investimentos”, diz Sethi. “Isso realmente mostra a gravidade da situação, se é que estou sugerindo isso”, acrescenta.
“Você pode estar investindo por 30 anos a partir de agora, mas se for demitido, especialmente se tiver uma [despesa fixa] ou se estiver em uma casa com crianças, você estará em apuros”, diz ele.
Sethi sugere começar reduzindo suas contribuições para o plano. Se a sua empresa iguala as contribuições e você está contribuindo, além disso, reduza sua alocação para a porcentagem máxima de contribuição e canalize o dinheiro extra para sua reserva, ele recomenda.
A menos que você já esteja enfrentando uma emergência, a última coisa que você quer fazer agora é vender seus investimentos em ações, diz Sethi. Fazer isso deve ser o último recurso.
Na verdade, Sethi recomenda ignorar completamente seus investimentos. “Evite acessar suas contas de investimento todos os dias”, diz ele. “Não precisa.”
As notícias mudam rapidamente a cada dia, então observar o fluxo e refluxo da sua carteira provavelmente não ajudará você a se sentir melhor. Mas tomar uma ou duas dessas medidas para se preparar para os piores resultados possíveis, pode ajudar você a ter um pouco de paz de espírito.
“Uma das coisas mais importantes em um momento como este é desacelerar e ser metódico”, diz Sethi.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
The Economist chama Alexandre de Moraes de 'juiz superstar' que divide opiniões
Aprovação de Trump na economia cai para o nível mais baixo de sua carreira presidencial, aponta pesquisa da CNBC
Bolsonaro tem alteração de pressão arterial e segue internado na UTI, diz boletim médico
De hambúrguer de algas marinhas a granola: o que são os alimentos 'reutilizados'?
Número de brasileiros que investem em criptomoedas chega a 42%, revela estudo