Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifas de Trump podem ter um impacto significativo nas economias do Canadá e do México
Publicado 06/03/2025 • 14:52 | Atualizado há 6 meses
Pressão política e expectativa por cortes nos juros: o que o mercado espera do discurso do presidente do Fed nesta sexta
Lançamento do Pixel 10 do Google não foi sobre celulares, mas sim uma jogada estratégica de IA
CEO da Lamborghini sobre tarifas: ‘Para nós, o livre comércio é o caminho certo’
Starbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA
Reino Unido enfrenta desafio legal por tentar aprovar construção de data center
Publicado 06/03/2025 • 14:52 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Reprodução
As tarifas recentemente impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o México e o Canadá podem ter um “impacto significativo” nas economias dos dois aliados próximos dos EUA, alertou a diretora de comunicações do Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quinta-feira (6).
Desde seu retorno ao cargo em janeiro, Trump introduziu tarifas abrangentes contra vários dos principais parceiros comerciais dos EUA.
No início desta semana, ele impôs uma tarifa de 25% sobre a maioria dos bens vindos do México e do Canadá, citando a falha desses países em combater o comércio ilícito de opioides sintéticos.
Falando com jornalistas durante uma coletiva de imprensa em Washington nesta, a diretora de comunicações do FMI, Julie Kozack, disse que não estava claro quanto tempo as tarifas atuais contra o Canadá e o México durarão.
No entanto, ela alertou: “Se sustentadas, o impacto das tarifas dos EUA no Canadá e no México pode ser esperado para ter um impacto econômico adverso significativo nesses países, dada sua forte integração e exposição ao mercado dos EUA.”
Além das tarifas existentes, Trump também prometeu introduzir tarifas recíprocas em 2 de abril, impondo a parceiros comerciais as mesmas barreiras tarifárias e não tarifárias que eles impõem aos Estados Unidos ao mesmo tempo, em que ameaçou adicionar novos impostos sobre outras importações, incluindo semicondutores e automóveis.
Muitos economistas alertam que essas tarifas terão um efeito econômico negativo tanto sobre os Estados Unidos quanto sobre seus parceiros comerciais, desacelerando o crescimento e aumentando os preços.
No entanto, Trump e sua equipe econômica argumentam que o conjunto completo de políticas oferecidas que inclui mudanças fiscais e desregulamentação energética equilibrará o que eles consideram ser relações comerciais injustas dos EUA e aumentará o fornecimento de bens produzidos internamente, aliviando as pressões sobre os preços e impulsionando o crescimento.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Nova polícia de imigração de Portugal fecha cerco contra brasileiros irregulares
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
Embraer reage ao tarifaço dos EUA com ofensiva diplomática e comercial
BRB aguarda apenas o aval do Banco Central para concluir compra do Banco Master; decisão pode sair a qualquer momento
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros