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Embraer fará anúncio nos EUA com foco em negociar redução de tarifas e ampliar produção local
Publicado 10/09/2025 • 08:44 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 10/09/2025 • 08:44 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A Embraer deve anunciar nesta quarta-feira (10), em Washington, medidas relacionadas à sua atuação no mercado norte-americano. O evento coincide com uma reunião de líderes globais do setor aeroespacial e foi antecipado pela agência de notícias Reuters como um marco para a companhia brasileira.
De acordo com análise do BTG Pactual, os cenários mais prováveis envolvem avanços na discussão sobre tarifas de importação e novos acordos de fornecimento com empresas dos Estados Unidos. A indústria da aviação pressiona há anos por isenção total de tarifas, e a Embraer reforçou em sua última conferência de resultados que seguirá buscando condições mais favoráveis para suas vendas no país.
No segmento de aviação comercial, a expectativa é que o anúncio esteja ligado a negociações de tarifas ou a contratos com fornecedores americanos. Novos pedidos de aeronaves também são possíveis, mas o relatório considera essa hipótese menos provável no curto prazo, já que a empresa divulgou recentemente encomendas relevantes de companhias aéreas dos EUA, como a SkyWest.
A possibilidade de lançamento de novos modelos é vista como distante, uma vez que a indústria ainda aguarda avanços tecnológicos em motores para dar início a uma nova geração de aeronaves.
Na aviação executiva, a Embraer opera com carteira recorde de pedidos, incluindo contratos de grande porte com NetJets e FlexJet. Isso torna improvável a apresentação de novos acordos comerciais no segmento. Por outro lado, considera plausível um anúncio de expansão da capacidade industrial da unidade em Melbourne, na Flórida, alinhado à política americana de incentivo à produção local.
Para a divisão de defesa, a leitura é de que não deve haver novidades imediatas. Embora o cargueiro KC-390 seja apontado como candidato natural a atender parte da demanda da Força Aérea dos Estados Unidos, o processo é de longo prazo e só deve avançar a partir de 2028, dentro do programa NGAS (Next-Generation Air-Refueling System). Da mesma forma, o anúncio de uma nova linha de montagem militar é visto como improvável sem contratos que justifiquem o investimento.
No caso da subsidiária Eve, dedicada a veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs), o relatório cita a possibilidade de uma linha de montagem nos EUA, mas aponta riscos para o processo de certificação, atualmente conduzido no Brasil.
Outro caminho seria a formalização de novos acordos de fornecimento com empresas norte-americanas, reforçando a estratégia de ampliar a presença local e fortalecer o argumento por tarifas mais baixas.
A recomendação do BTG para os papéis da Embraer (ERJ) negociados em Nova York é de compra, com preço-alvo de US$ 75, o que estabelece um potencial de valorização de 23%, segundo o banco. O relatório foi assinado pelos analistas Lucas Marquiori, Fernanda Recchia e Samuel Alckmin.
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