CNBC

CNBC Impacto da IA no mercado de trabalho: jovens do setor de tecnologia são os primeiros afetados, diz economista do Goldman Sachs

Tarifas do Trump

Camex autoriza Itamaraty a levar tarifaço de Trump à OMC

Publicado 05/08/2025 • 10:41 | Atualizado há 20 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O Camex autorizou o Ministério das Relações Exteriores a acionar o mecanismo de solução de controvérsias da OMC sobre as medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
  • A resolução, assinada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Imagem de arquivo. 02/04/2025 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o anúncio das tarifas recíprocas para diversos países, no Roseiral da Casa Branca, em Washington DC, nos EUA.

Mark Schiefelbein/Associated Press/Estadão Conteúdo

Imagem de arquivo. 02/04/2025 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o anúncio das tarifas recíprocas para diversos países, no Roseiral da Casa Branca, em Washington DC, nos EUA.

O Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex) autorizou o Ministério das Relações Exteriores a acionar o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

A resolução, assinada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Leia também:

Tarifaço não afeta Embraer, que tem resultado histórico, com recorde em receitas e pedidos

“O que está em discussão não é o direito dos EUA de tarifar, mas a forma como estão sendo aplicadas essas tarifas”, diz ex-OMC

Na segunda-feira (4), Alckmin já havia adiantado a aprovação da consulta pelo órgão. “O presidente Lula agora vai decidir quando fazê-lo e como fazê-lo”, acrescentou.

A medida, contudo, tende a ter caráter simbólico, dado que o órgão de apelação da OMC está inativo pela falta de indicação do membro americano.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump