Estoque de veículos nos EUA está caindo em meio a compras por medo de tarifas
Publicado 16/04/2025 • 09:48 | Atualizado há 2 semanas
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KEY POINTS
Carros KIA novos são exibidos no estacionamento de vendas da Serramonte Kia em 26 de março de 2025 em Colma, Califórnia.
Justin Sullivan | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
Os estoques de veículos novos e usados à venda nos EUA estão caindo rapidamente, à medida que os consumidores correm para comprar carros e caminhonetes antes de possíveis aumentos de preços devido às tarifas, de acordo com concessionárias e análises do setor.
O estoque em dias de veículos novos — calculado com base em uma estimativa de vendas diárias no varejo — caiu de 91 dias no início de março para 70 dias neste mês, segundo a Cox Automotive. O estoque em dias de veículos usados, que já estava baixo, caiu quatro dias, chegando a 39 dias, informou a empresa.
“Os consumidores estão tentando se antecipar às tarifas sobre importações”, disse Jonathan Smoke, economista-chefe da Cox, na terça-feira (15), durante uma atualização online. “A queda no estoque [de veículos novos] foi uma das maiores que vimos em vários anos.”
Isso se compara a uma variação típica no estoque mensal em dias, em um mercado normal, de aproximadamente 5 a 7 dias, segundo a Cox.
As vendas de veículos novos estão 22% acima do ritmo ajustado sazonalmente do ano passado e aumentaram mais de 8% no acumulado do ano, disse Smoke. No mercado de veículos usados, a Cox estima que as vendas “aumentaram bastante”, com um crescimento de 7% até agora neste ano em comparação com 2024.
O aumento das vendas é positivo para a indústria automotiva, que muitos analistas esperavam que se mantivesse estável neste início de ano. Mas há preocupação de que as vendas possam parar completamente assim que montadoras e concessionárias venderem seus estoques isentos de tarifas.
A consultoria automotiva Telemetry espera que os custos mais altos de produção, peças e outros fatores resultem em até 2 milhões de veículos a menos vendidos anualmente nos EUA e no Canadá, em parte devido ao aumento dos custos e dos preços associados.
Montadoras e fornecedores podem conseguir absorver parte dos aumentos de custos, mas também deverão repassá-los aos consumidores norte-americanos, o que pode reduzir as vendas, segundo analistas.
Muitas montadoras aumentaram seus estoques de carros e caminhonetes importados antes que as tarifas de 25% do presidente Donald Trump sobre veículos importados entrassem em vigor, em 3 de abril. Mas algumas alteraram os envios, mantiveram veículos nos portos ou os interromperam completamente, como a Jaguar Land Rover.
A General Motors vem aumentando estrategicamente parte da produção nos EUA, incluindo o aumento da produção em uma fábrica de picapes em Indiana, além do cancelamento de uma paralisação previamente anunciada para o próximo mês em uma instalação no Tennessee.
Ryan Rohrman, CEO do grupo Rohrman Automotive Group, com sede em Indiana, disse na semana passada que abril começou “bastante forte”, sinalizando uma combinação de compras motivadas por tarifas e medo, juntamente com estoques melhores em comparação com anos recentes.
“Os negócios estão, na verdade, indo muito bem agora”, disse Rohrman, cujo grupo possui 22 franquias. “Março foi muito bom e ainda não desacelerou.”
As montadoras Ford Motor e Stellantis, controladora da Chrysler, aproveitaram as tarifas como uma oportunidade para reduzir estoques, oferecendo aos clientes ofertas de “preços de funcionário”.
Nick Anderson, gerente geral de uma concessionária Ford no Missouri, disse que esse desconto especial e a preocupação de que os preços subam em breve devido às tarifas ajudaram a atrair consumidores sensíveis a preço para sua loja. Isso é bom para as vendas, mas impactou negativamente o lucro bruto da loja.
“Estamos a caminho de igualar ou superar o ano passado”, disse ele. “A maioria das pessoas que estamos vendo são definitivamente mais sensíveis a preço… Nosso volume está bom, mas o lucro bruto caiu. É apenas um tipo diferente de clientela.”
Anderson disse estar otimista quanto às vendas neste ano, mas “muito disso vai depender dos próximos 60 a 90 dias — o que acontecer com as tarifas.”
Trump disse na segunda-feira (14) que está procurando “ajudar algumas das montadoras”, mas não explicou o que isso poderia significar.
O presidente da Stellantis, John Elkann, disse durante a assembleia anual da montadora na terça-feira que ficou “encorajado” com o comentário de Trump, observando que a tarifa de 25% sobre veículos importados e os regulamentos rígidos de emissões na Europa estão colocando ambos os mercados automobilísticos “em risco.”
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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