Tarifaço de Trump trava Jaguar Land Rover nos EUA
Publicado 05/04/2025 • 14:43 | Atualizado há 3 semanas
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
EUA começará a eliminar corantes usados em salgadinhos e doces como Cheetos e Skittles
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Americanos já estão fazendo mudanças financeiras em resposta às tarifas. Veja o que os especialistas recomendam priorizar
Trump diz que “há uma chance” de que a receita tarifária substitua o imposto de renda. Economistas estão céticos
Publicado 05/04/2025 • 14:43 | Atualizado há 3 semanas
Foto: Reprodução Instagram
A fabricante britânica Jaguar Land Rover anunciou neste sábado que vai suspender as exportações para os Estados Unidos ainda neste mês. Em comunicado, a montadora — uma das maiores do Reino Unido — afirmou que a medida é uma resposta à implementação de uma tarifa de 25% sobre veículos importados, que será adotada pelo governo de Donald Trump. A empresa informou que está trabalhando para mitigar os impactos da nova taxação.
“Os EUA são um mercado importante para as marcas de luxo da JLR”, disse a empresa em nota. “À medida que trabalhamos para abordar os novos termos comerciais com nossos parceiros de negócios, estamos tomando algumas ações de curto prazo, incluindo uma pausa nos embarques em abril, à medida que desenvolvemos nossos planos de médio a longo prazo”, informou a companhia.
Analistas de mercado avaliam que a indústria automotiva do Reino Unido seja fortemente atingida pelas novas tarifas americanas, que ocorrem em um momento em que as montadoras britânicas buscam contornar a queda da demanda interna e enfrentam necessidade de reequipar suas fábricas para a transição para veículos elétricos.
“A indústria já está enfrentando vários ventos contrários e este anúncio chega no pior momento possível”, disse o presidente executivo da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Automóveis do Reino Unido (SSMT, na sigla em inglês), Mike Hawes, na última semana.
O número de carros fabricados no Reino Unido caiu 13,9% para 779.584 veículos em 2024, de acordo com a SMMT. Mais de 77% desses veículos foram exportados.
Os veículos são o principal bem exportado pelo Reino Unido para os Estados Unidos, com embarques somando US$ 10,7 bilhões em 12 meses até setembro. Montadoras britânicas tentaram contornar as sobretaxas de Trump elevando o aumento da exportação com criação de estoque no mercado americano antes da entrada em vigor do tarifaço. As exportações de carros para os EUA aumentaram 38,5% em relação ao ano anterior em dezembro, 12,4% em janeiro e 34,6% em fevereiro, segundo a SSMT.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump diz que não tem ‘nenhuma intenção’ de demitir o presidente do Fed
Lula critica tarifas comerciais dos EUA e defende maior integração entre países da América do Sul
A 'regra simples' de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
Mercado de smartphones na China cresce 3,3% no 1º tri; Xiaomi retoma liderança e Apple perde espaço
Embraer registra carteira de pedidos de US$ 26,4 bilhões no 1º trimestre