CNBC Menções a “tarifas” ultrapassa “IA” em reuniões de resultados, à medida que a luta comercial de Trump altera as perspectivas

Tarifas do Trump

EUA e China concordam em reduzir tarifas por 90 dias

Publicado 12/05/2025 • 06:33 | Atualizado há 4 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Na segunda-feira, os EUA e a China concordaram em suspender a maioria das tarifas sobre os produtos um do outro, em uma medida que mostra um degelo nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
  • O acordo significa que as tarifas “recíprocas” entre os dois países serão reduzidas de 125% para 10%. As tarifas de 20% dos EUA sobre as importações chinesas relacionadas ao fentanil permanecerão em vigor, o que significa que as tarifas totais sobre a China permanecem em 30%.
  • “Tivemos conversas muito produtivas e acredito que o local, aqui no Lago Genebra, acrescentou grande equanimidade ao que foi um processo muito positivo”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em uma entrevista coletiva.
China - EUA

A China reiterou não estar discutindo o embate tarifário com os Estados Unidos, um dia após o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar que se reuniu com autoridades chinesas.

Na segunda-feira (12), os EUA e a China concordaram em suspender temporariamente a maioria das tarifas sobre os produtos um do outro, em uma medida que mostra um grande degelo nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

O acordo comercial significa que as tarifas “recíprocas” entre os dois países serão reduzidas de 125% para 10%. As tarifas de 20% dos EUA sobre as importações chinesas relacionadas ao fentanil permanecerão em vigor, o que significa que as tarifas totais sobre a China permanecem em 30%.

O avanço ocorreu depois que representantes comerciais dos EUA e da China realizaram conversas de alto risco na Suíça no fim de semana.

“Tivemos conversas muito produtivas e acredito que o local, aqui no Lago Genebra, acrescentou grande equanimidade ao que foi um processo muito positivo”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em uma entrevista coletiva.

“Chegamos a um acordo para uma pausa de 90 dias e uma redução substancial dos níveis tarifários. Ambos os lados das tarifas recíprocas reduzirão suas tarifas em 115%”, disse Bessent.

Tanto a China quanto os EUA disseram que continuarão as discussões sobre política econômica e comercial.

Os investidores ficaram animados com a notícia da suspensão das tarifas. Nos EUA, os futuros do Nasdaq apontavam para uma valorização de 3,6%, com os futuros do S&P 500 subindo 2,8% e o Dow Jones subindo quase 1.000 pontos, ou 2,3%.

O Índice ICE do Dólar Americano também apresentou forte alta. O índice, que mede o dólar americano em relação a uma cesta de moedas globais, subiu 1,3%, para 101,63.

Em outros lugares, o índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,7% durante as negociações da manhã.

Os preços do petróleo também subiram. Os contratos futuros do petróleo Brent, referência internacional, com vencimento em julho, subiram mais de 2,3%, a US$ 65,38 o barril, enquanto os contratos futuros do petróleo West Texas Intermediate, dos EUA, ficaram em US$ 62,49, com alta de 2,4% na sessão.

‘Mantém a pressão’

Tai Hui, estrategista-chefe de mercado da região APAC da JP Morgan Asset Management, disse que a magnitude da redução de tarifas entre EUA e China foi maior do que o esperado.

“Isso reflete o reconhecimento de ambos os lados da realidade econômica de que as tarifas afetarão o crescimento global e que a negociação é uma opção melhor daqui para frente”, disse Hui em uma nota de pesquisa.

“O período de 90 dias pode não ser suficiente para que as duas partes cheguem a um acordo detalhado, mas mantém a pressão no processo de negociação”, acrescentou.

Hui observou que os investidores ainda estavam esperando por mais detalhes sobre outros termos comerciais, como se a China relaxaria as restrições à exportação de terras raras.

— Ganesh Rao, da CNBC, contribuiu para esta reportagem.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump