BREAKING NEWS

IOF: sem acordo, partes vão esperar decisão do STF

CNBC
Uber.

CNBC Baidu da China vai lançar carros sem motorista no Uber

Tarifas do Trump

“Exportação de 500 toneladas de mel está travada”, diz diretor da Casa Apis ao comentar tarifa de Trump

Publicado 15/07/2025 • 10:40 | Atualizado há 7 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros já afeta diretamente o setor de apicultura.
  • Em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (15), Antônio Leopoldino, diretor-geral da Casa Apis, afirmou que cerca de 500 toneladas de mel estão com embarque suspenso devido à incerteza sobre a cobrança.
  • "Se embarcar com essa tarifa, o acréscimo no custo seria de US$ 6 milhões", afirmou.

A tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros já afeta diretamente o setor de apicultura.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (15), Antônio Leopoldino, diretor-geral da Casa Apis, afirmou que cerca de 500 toneladas de mel estão com embarque suspenso devido à incerteza sobre a cobrança. “Se embarcar com essa tarifa, o acréscimo no custo seria de US$ 6 milhões”, afirmou.

O Brasil exporta cerca de 85% da produção nacional de mel, sendo os Estados Unidos o principal destino, responsável por 80% dessas vendas. “O nosso mel é orgânico, o Brasil domina esse nicho no mundo”, disse Leopoldino.

Leia também:

Governo publica decreto que facilita comércio interestadual de leite, mel e ovos

Tarifas de Trump contra o Brasil dificilmente serão aplicadas, diz UBS

O especialista destacou que o país é o décimo maior produtor global, mas o primeiro em mel orgânico. Mesmo assim, o consumo interno ainda é baixo: apenas 90 gramas por pessoa ao ano, contra até 1.400 gramas em países como os EUA e da Europa.

Para o dirigente, o impacto da tarifa poderá forçar mudanças no planejamento do setor, com maior foco no mercado doméstico e diversificação de destinos internacionais. No entanto, ele ressalta a dificuldade de repassar o custo ao consumidor norte-americano.

“É uma população resistente a aumentos. O produto faz parte da cesta básica deles”, explicou. “Uma tarifa de 50% inviabiliza a negociação. Precisamos negociar com maturidade para encontrar uma saída.”

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump